Porto Velho (RO) sexta-feira, 19 de abril de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Turismo Regional

Evento de turismo do Sebrae debateu rotas integradas na Amazônia

Iniciativa recebeu apoio da Fecomércio e teve participação de várias entidades, incluindo do poder público


Evento de turismo do Sebrae debateu rotas integradas na Amazônia - Gente de Opinião

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae), em parceria com a Fecomércio de Rondônia, realizou o 1º Meeting Internacional de Turismo da Amazônia, ocorrido na última terça-feira (16) no Hotel Golden Plaza, em Porto velho. O tema do evento, muito debatido durante o dia de programação, foi a integração turística da Amazônia.

Nos painéis realizados foram debatidos temas como a estruturação e novos produtos turísticos, especialmente neste momento pós-pandemia, com Fabiana Oliveira, do Ministério do Turismo. Já Alexandre Sampaio, da Confederação Nacional do Comércio (CNC), abordou a perspectiva dessa retomada sob o ponto de vista do empresário e apresentou o programa Vai Turismo (www.vaiturismo.com.br).

Políticas públicas aplicadas ao turismo também foram destaque em painel com o professor Haroldo de Sá, da Universidade de Rondônia (Unir), e Gisele Louise, da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), em que o ponto pacífico foi a necessidade de união de esforços para desenvolver o turismo.

Na parte da tarde, houve um rico debate sobre as rotas integradas, no qual o diretor técnico do Sebrae no Acre, Lauro Freitas, comentou sobre o projeto estruturante de turismo que os Sebraes da Região Norte estão desenvolvendo, justamente sob a ótica de integração turística, e Germana Magalhães, do Sebrae Nacional, apresentou a exitosa experiência da Rota das Emoções, uma iniciativa integrada com três Estados da Região Nordeste (Piauí, Ceará e Maranhão). Bruno Brito, coordenador de Turismo de Roraima, apresentou a iniciativa RAI (Rotas Amazônicas Integradas).

Em seguida Lorena San Román, uma brilhante consultora e pesquisadora, especializada em turismo sustentável, especialmente convidada da Costa Rica, apresentou os desafios e oportunidades que surgem na região amazônica e falou sobre a importância do planejamento para o desenvolvimento sustentável da atividade turística.

Milagros Ochôa, diretora executiva do escritório da Promperu no Brasil, abordou a importância da promoção turística para o desenvolvimento da atividade, apresentando cases de sucesso, bem como a atual situação do turismo de base comunitária no Peru.

“O desenvolvimento sustentável do turismo passa por mobilização e organização da governança do trade turístico, além de várias iniciativas que promovam a capacitação dos atores locais, sejam eles da iniciativa privada, do poder público ou do terceiro setor, que estejam direta ou indiretamente ligados à atividade. Este evento já é um desdobramento que surgiu na Agrolab Amazônia, e vamos seguir nessa estratégia, agregando as entidades e o trade em um só propósito”, disse Samuel Almeida, diretor técnico do Sebrae em Rondônia.

Para o diretor superintendente do Sebrae, Daniel Pereira, o momento foi de grande aprendizado. “Além dos painéis com nossos convidados, que enriqueceram demais os debates, a presença de Lorena San Román e Milagros Ochoa nos fez ganhar insights e ter a certeza de que precisamos avançar, além de realizar as iniciativas unidos em prol do mesmo objetivo. O programa Cidade Empreendedora estabelece dez eixos de desenvolvimento, e o turismo faz parte do desenvolvimento territorial dos municípios”, disse ele.

O 1º Meeting Internacional de Turismo da Amazônia teve o apoio, além da Fecomércio, do professor e historiador Aleks Palitot, da Semdestur e demais entidades que compõem o trade turístico

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Preparativos para reabertura do Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré estão em andamento

Preparativos para reabertura do Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré estão em andamento

A preparação para a reabertura do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), marcada para o dia 30 de abril de 2024, está em andamento. Na úl

Setor turístico de Rondônia se fortalece com ações estaduais para atrair mais público

Setor turístico de Rondônia se fortalece com ações estaduais para atrair mais público

O fortalecimento do setor turístico em Rondônia vem alcançando resultados positivos no primeiro trimestre de 2024. Com ênfase para programas, projet

Potencialidade da pesca esportiva em Rondônia é destaque em evento nacional, em São Paulo

Potencialidade da pesca esportiva em Rondônia é destaque em evento nacional, em São Paulo

Com o objetivo de estimular o turismo de pesca esportiva em Rondônia e mostrar ao mundo a potencialidade do Estado, o Governo de Rondônia está parti

Abertura do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré é definida para 30 de abril

Abertura do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré é definida para 30 de abril

A primeira etapa de abertura do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré foi definida pela Prefeitura de Porto Velho para o dia 30 de abril. O monu

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)