Porto Velho (RO) segunda-feira, 15 de agosto de 2022
×
Gente de Opinião

Turismo Regional

Deputado Dr. Neidson é autor de projeto para regularizar atividade de guia turístico em Rondônia

Parlamentar defende que profissionais da área agregam valor aos destinos dos turistas e precisam ser credenciados


Deputado Dr. Neidson é autor de projeto para regularizar atividade de guia turístico em Rondônia - Gente de Opinião

É de autoria do deputado Dr. Neidson (PMN), o Projeto de Lei que trata do exercício da atividade de guia de turismo e da obrigatoriedade de seu acompanhamento nos passeios turísticos em Rondônia. A propositura está em processo de tramitação na Assembleia Legislativa.

A ideia, segundo Dr. Neidson, é regularizar a profissão de guia de turismo em Rondônia. “Não há como não dizer que estes profissionais agregam muito valor aos destinos de passeios e viagens escolhidos pelos turistas”, definiu o parlamentar.

A profissão é regulamentada desde 1993. Há alguns anos, a portaria 27/2014 do Ministério do Turismo definiu a carga horária do curso de formação, os tipos de trabalho e como podem atuar os guias.

Em resumo, o guia de turismo é o profissional que trabalha acompanhando grupos de pessoas durante excursões, passeios e viagens nacionais e internacionais. Sua função é assessorar os viajantes ou visitantes, orientando e apresentando locais e pontos turísticos.

Os guias de turismo também dão apoio na logística da viagem, direcionando durante o embarque e desembarque, auxiliando na criação do roteiro a cumprir e informando durante as atividades envolvidas.

A atuação do guia de turismo pode ser dividida em categorias: guia regional, guia especializado em atrativos naturais, guia nacional e guia internacional.

Para Dr. Neidson, a função do guia vai além do acompanhamento na viagem.

“Em geral, eles desenvolvem habilidades para atrair o turista como criatividade, paciência, otimismo, gentileza, ética, comunicabilidade, além do conhecimento da realidade e das histórias locais. São inúmeros os motivos para contratar um guia de turismo credenciado em Rondônia, porque além de serem altamente capacitados, eles enriquecem o conhecimento de quem está viajando e transmitem segurança”, resumiu o parlamentar.

Mais Sobre Turismo Regional

Sebrae é parceiro do 5º Salão do Turismo de Rondônia

Sebrae é parceiro do 5º Salão do Turismo de Rondônia

No próximo sábado (13) acontecerá no Teatro Banzeiros o 5º Salão do Turismo de Rondônia, uma iniciativa da Associação Brasileira das Agências de Viage

Sebrae dá início a estudos para elaboração de planos de turismo em alguns municípios

Sebrae dá início a estudos para elaboração de planos de turismo em alguns municípios

Que o turismo é uma grande atividade geradora de empregos, todos concordam. É necessário, porém, ordenar e planejar a atividade de maneira que o setor

Sebrae apoia estudo para criação e novos roteiros turísticos em Rondônia

Sebrae apoia estudo para criação e novos roteiros turísticos em Rondônia

O Conselho Empresarial de Turismo de Rondônia (Conetur) propôs a realização de um estudo para prospectar atrativos com o objetivo de elaborar novos

Sebrae em Rondônia participa de primeira reunião do Conselho Estadual de Turismo

Sebrae em Rondônia participa de primeira reunião do Conselho Estadual de Turismo

Na manhã desta quarta (22) foi realizada a primeira reunião ordinária do Conselho Estadual de Turismo de Rondônia (Consetur), órgão de governança da