Porto Velho (RO) sexta-feira, 19 de abril de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Turismo Regional

Conheça as belezas naturais do Lago do Cuniã

Projeto da Prefeitura de Porto Velho vai transformar o local em polo do turismo de base comunitária


Conheça as belezas naturais do Lago do Cuniã - Gente de Opinião

Um local de beleza incrível, com uma riqueza natural impressionante em toda sua biodiversidade. Muito verde e muita água, além da revoada dos biguás que formam um espetáculo à parte da mãe natureza. Os pratos regionais saborosos apresentam iguarias, como a tão cobiçada carne de jacaré. Esse é o cenário na Reserva Extrativista do Lago do Cuniã, no município de Porto Velho.

O cenário paradisíaco recebeu visita da equipe técnica da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur). O objetivo é estabelecer na Resex um polo de turismo de base comunitária. “O mundo precisa conhecer esse local, não somente o Brasil”, destaca a secretária da Semdestur, Glayce Bezerra.

A recepção é feita pelo morador Jorge Ferreira que, além de trabalhar na manutenção de equipamentos hidráulicos, também é cozinheiro. Chef Jorge, como é conhecido na localidade, faz questão de preparar cinco diferentes pratos da culinária local, todos orgânicos e preparados por ele mesmo.

Glayce Bezerra destaca o potencial turístico localGlayce Bezerra destaca o potencial turístico localDepois de servir, ele comenta que uma das iguarias é o filé de pirarucu frito, o outro, pirarucu grelhado ao molho da chicória; o terceiro prato, um pirarucu na castanha do Brasil (castanha do Pará) grelhado ao forno. De carne muito saborosa e suculenta, o pirarucu também é conhecido como o “bacalhau da Amazônia”. Posteriormente, a cereja do bolo, um prato especial feito da carne de jacaré com cubos de abacaxi. Por último, Chef Jorge apresenta uma deliciosa sobremesa ao creme de tucumã.

O jacaré é abatido na própria região, onde existe um plano de manejo relacionado ao abate do animal dentro da localidade. Já o tucumã é um fruto comum na Amazônia e também em toda área do Cuniã.

ALTERNATIVA DE RENDA

Jorge explica que viu na culinária uma alternativa de renda, onde pode aplicar seus conhecimentos e atender ao público que visita o local. “Na culinária estou descobrindo também que tenho muita coisa a desenvolver”, afirma.

Prato especial feito da carne de jacaré com cubos de abacaxiPrato especial feito da carne de jacaré com cubos de abacaxiO cozinheiro explica que na comunidade existem muitos moradores que não possuem formação universitária, mas são excelentes profissionais e que exercem suas habilidades pela vivência e experiência adquiridas no dia a dia.

Segundo o morador Gilberto Pereira, a comunidade busca melhorias para a ampliar a renda familiar, por meio do turismo de base comunitária e, assim, obter mais benefícios.

“Foi uma reunião muito boa e clareou muito as expectativas da comunidade. Ninguém pode servir a nossa cultura local, o que a gente vivencia, a biodiversidade, a natureza em si que está intacta, através da comunidade que preserva muito”, destacou.

Os depoimentos dos moradores vão servir de base para a elaboração do projeto do turismo de base comunitária que atenderá aos moradores do Lago do Cuniã. “Apesar de ser uma reserva, a gente precisa formar alguns grupos e o turismo. O turismo de base comunitária tem todas as condições de estar presente aqui”, afirma a secretária da Semdestur.

SOMAR FORÇAS

Chef Jorge valoriza a culinária localChef Jorge valoriza a culinária localNa prática, os moradores da Resex do Cuniã já praticam o turismo de base comunitária. O próximo passo é que a Prefeitura ofereça condições para que essa atividade econômica importante seja desenvolvida ainda mais na localidade.

“Retornamos para a capital com a certeza do potencial dessa comunidade. São moradores apaixonados e organizados na questão turística. Agora é entrar com a parceria e dar força na questão da capacitação”, finaliza a secretária.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

O Plano de Desenvolvimento Sustentável do Turismo de Base Comunitária do Lago do Cuniã foi elaborado em parceria entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Rondoniense de Turismo e a Associação dos Moradores, Extrativistas e Produtores Rurais da Reserva Extrativista do Lago do Cuniã (ASMOCUN).

Já o levantamento das necessidades do local foi realizado por integrantes do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Federação do Comércio de Bens e Serviços.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Preparativos para reabertura do Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré estão em andamento

Preparativos para reabertura do Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré estão em andamento

A preparação para a reabertura do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), marcada para o dia 30 de abril de 2024, está em andamento. Na úl

Setor turístico de Rondônia se fortalece com ações estaduais para atrair mais público

Setor turístico de Rondônia se fortalece com ações estaduais para atrair mais público

O fortalecimento do setor turístico em Rondônia vem alcançando resultados positivos no primeiro trimestre de 2024. Com ênfase para programas, projet

Potencialidade da pesca esportiva em Rondônia é destaque em evento nacional, em São Paulo

Potencialidade da pesca esportiva em Rondônia é destaque em evento nacional, em São Paulo

Com o objetivo de estimular o turismo de pesca esportiva em Rondônia e mostrar ao mundo a potencialidade do Estado, o Governo de Rondônia está parti

Abertura do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré é definida para 30 de abril

Abertura do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré é definida para 30 de abril

A primeira etapa de abertura do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré foi definida pela Prefeitura de Porto Velho para o dia 30 de abril. O monu

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)