Porto Velho (RO) sexta-feira, 21 de janeiro de 2022
×
Gente de Opinião

Turismo Regional

Ações desenvolvidas têm fortalecido o turismo para o avanço no desenvolvimento em Rondônia


Museu Memorial Rondon recebeu diversas obras em 2021, que fomentaram visitas ao local - Gente de Opinião
Museu Memorial Rondon recebeu diversas obras em 2021, que fomentaram visitas ao local

O ano de 2021 foi de muitos desafios para o Governo de Rondônia, principalmente em relação à pandêmica do coronavírus. Porém, mesmo com as medidas sanitárias e as restrições referentes ao isolamento social, o setor do Turismo obteve avanços, que podem ser atribuídos aos programas executados pela Superintendência Estadual de Turismo (Setur), como o “Viaja Mais Servidor”, o “Famtour”, entre outros. Programas que além de desenvolver, fortaleceram o setor turístico do Estado.

“Apesar dessas adversidades, damos destaque ao planejamento estratégico que foi executado para o desenvolvimento do turismo. Foi por meio desse plano que conseguimos alcançar a população. 2021 foi um ano de mudanças, planejamento e governança”, pontua o superintendente da Setur, Gilvan Pereira. 

TURISMO MUNICIPAL

Para fomentar o turismo receptivo, sem a necessidade do viajante sair de Rondônia para outros estados, e para ter resultados expressivos, a Setur lançou o programa “Viva Rondônia”, que incentiva os municípios quanto ao desenvolvimento do turismo, por meio de diretrizes ordenadas e padronizadas.

O “Viva Rondônia” foi baseado nos dez eixos temáticos do desenvolvimento do turismo do Estado: governança, capacitação, empreendedorismo, infraestrutura, criação de fluxo educativo, eventos, promoção, fortalecimento dos produtos, cadastros e estatística.

VIAJA MAIS SERVIDOR

Para a retomada do Turismo, no pós-pandemia, o programa “Viaja Mais Servidor” foi potencializado. Uma estratégia que faz parte do Plano de Retomada ao Turismo pós-pandemia e fornece diversos benefícios como: a valorização dos servidores, a movimentação da economia estadual, o crescimento do trade turístico, por meio de descontos em bares, hotéis, agências de viagens, restaurantes, agências de transportes; que podem garantir o fluxo de turistas e a taxa de ocupação de hotéis e pousadas.

Influenciadores digitais visitam pontos turísticos em Rondônia

Para acompanhar o ritmo dessa grande demanda, a plataforma Rondônia Tem Tudo ajuda o servidor com informações de descontos, empresas parceiras e roteiro de viagens no Estado.

FAMTOUR

A criação de conteúdo dos atrativos turísticos de Rondônia levou o turismo regional a outro patamar, quando a Setur adotou o “Famtour”, projeto do Ministério do Turismo (MTur), onde o setor é  impulsionado pelo público jovem que está sempre muito bem conectado, composto por influenciadores digitais (Influencer digital) .

A 2ª edição, Polo Madeira-Mamoré, aconteceu em julho de 2021. O roteiro foi em Candeias do Jamari e Porto Velho. Já a 3ª edição, entre os dias 30 de agosto a 3 de setembro, aconteceu na região do Vale do Jamari, envolvendo Ariquemes, Machadinho do Oeste e Campo Novo.

Todas as edições trouxeram ao Estado, resultados expressivos para o Turismo.

INFRAESTRUTURA E CAPACITAÇÃO

A Setur ainda trabalhou na estruturação e entrega de infraestrutura. Placas de sinalização turística foram algumas das ações em 2021. Locais como o Memorial Rondon, em Porto Velho, passaram obras, que fomentaram as visitas ao museu.

A capacitação para equipes municipais também têm sido algumas das preocupações da Setur. Foram realizados treinamentos com ajuda de turismólogos e técnicos da Superintendência. 

ETNOTURISMO

Superintendente da Setur na comunidade indígena Paiter Suruí para conhecer projetos

Locais, gastronomia típica, história e cultura. O turismo como um todo diz muito sobre uma região. As raízes históricas, muitas vezes esquecidas, podem ser resgatadas.

Com o objetivo de desenvolver um planejamento estratégico para o fluxo turístico nas comunidades indígenas e destacar a identidade de Rondônia, a Setur tem visitado aldeias em Cacoal para aproximar e gerar desenvolvimento do etnoturismo.

A receptividade turística já acontece como uma iniciativa da própria Comunidade Paiter Surui em parceria com a Associação de Defesa Etnoambiental (Kanindé), e a Associação Metareilá do Povo Indígena Paiter Suruí.

INCENTIVO AO TURISMO

Se a pandemia trouxe desafios para empresas e empreendimentos, no Turismo não foi diferente, uma vez que os dois setores caminham juntos. Mas boa parte da recuperação e investimento do Turismo em Rondônia se deve à visita do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto ao Estado.

Ministério do Turismo repassou mais de R$ 1 bi para investir no setor em Rondônia

No dia 2 de julho de 2021, Rondônia recebeu incentivo do Governo Federal com o repasse de R$ 1,2 bilhão para o setor. O montante foi repassado durante a abertura do I Wokshop “Supera Turismo”, pela Caixa Econômica Federal (CEF). O dinheiro foi destinado à concessão de empréstimos por meio do Fundo Geral de Turismo (Fungetur), que é uma linha de crédito de capital de giro, destinada às empresas do setor.

O MTur transferiu os valores com vista a apoiar a recuperação do turismo na região, comprometido pela pandemia do coronavírus.

O workshop Supera Turismo reuniu empresários do setor em uma rodada de negócios para apresentação das linhas de crédito disponibilizadas pelo Fungetur e do Programa de Apoio às Micros e Pequenas Empresas e Empreendedores de Pequenos Negócios do Estado de Rondônia (Proampe), visando o fortalecimento econômico e turístico do Estado.

LEI ESTADUAL DE TURISMO

Aprovado pelo Poder Legislativo no dia 17 de agosto, a Lei n° 5.093 que institui a política estadual de turismo em Rondônia, contém todas as ações e diretrizes para impulsionar o setor turístico a curto, médio e longo prazos. A normativa foi sancionada pelo Governo de Rondônia no dia 24 de agosto de 2021.

Uma lei de políticas públicas e estratégica, com o objetivo de definir áreas estratégicas, programas e ações, com vistas a orientar o Estado para a implementação da Política Estadual de Turismo e ao desenvolvimento do setor.

Mais Sobre Turismo Regional

Projeto “Rota das Águas” é atualizado e vai ganhar versão digital em aplicativo

Projeto “Rota das Águas” é atualizado e vai ganhar versão digital em aplicativo

O projeto “Rota das Águas”, criado no início da primeira gestão do prefeito Hildon Chaves, está sendo reformulado e deverá ser lançado ainda no primei

Programa “Viaja Mais Servidor” divulga cronograma de excursões para período de férias em Rondônia

Programa “Viaja Mais Servidor” divulga cronograma de excursões para período de férias em Rondônia

No início do ano, é comum os trabalhadores de órgãos públicos aproveitarem os primeiros meses para o período de férias. Pensando nisso, o Governo de

Programa “Viva Rondônia” chega aos municípios da região do Vale do Mamoré para fomentar o turismo

Programa “Viva Rondônia” chega aos municípios da região do Vale do Mamoré para fomentar o turismo

Os municípios de Guajará-Mirim e Nova Mamoré receberam durante a visita de representantes da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), que realiza

Profissionais do ramo turístico no Cone Sul são capacitados para o fortalecimento do setor em Rondônia

Profissionais do ramo turístico no Cone Sul são capacitados para o fortalecimento do setor em Rondônia

Visando fortalecer ações promocionais que valorizam o Turismo em Rondônia, a Superintendência Estadual de Turismo (Setur), por meio do programa “Viv