Sexta-feira, 7 de maio de 2010 - 10h36
Programa francês de melhoria dos meios de hospedagens será adaptado à realidade de hotéis e pousadas do Arranjo Produtivo Local, no Sul de Minas. O acordo de cooperação para a implantação da iniciativa será assinado amanhã (7/5) entre a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MG), Sebrae-MG e Comitê Regional de Développement Toristique d’ Auvernia (França).
O programa é uma das ações do projeto Iniciativa de Reforço Competitivo no APL das Águas, promovido pelo Sebrae-MG. A proposta pretende aumentar a competitividade, desenvolver produtos e serviços inovadores, construir e modernizar hospedagens, melhorar a infraestrutura urbana e interurbana, capacitar e formar profissionais.
A estratégia é transformar a região, conhecida pelo turismo termal, em um destino que oferece atrativos relacionados à natureza e bem-estar. Para isso, desde 2009, analistas do Sebrae-MG e da consultoria espanhola Competitiveness realizaram estudos nas empresas da cadeia produtiva e em destinos turísticos de outras regiões e países que possuem semelhança com a região das Águas.
Entre as visitas realizadas, o programa Nattitudes, desenvolvido pelo Comité Regional de Développement Touristique d'Auvernia, foi observado como caso de sucesso na região da Auvernia no desenvolvimento das melhores práticas do Turismo de Bem-Estar e de Aventura.
O diretor técnico responsável pelo desenvolvimento do programa, Jean François Jobert foi contrado para repassar a metodologia aos técnicos e gestores do Sebrae-MG. A próxima etapa será adaptação dessas ações para a realidade local.
O programa pretende oferecer aos hotéis e pousadas novas tecnologias, soluções inovadoras, ferramentas de inserção no mercado, melhoria da imagem do produto turístico e a qualificação na prestação dos serviços. O objetivo é reposicionar a identidade da região e expandir para novos mercados de maneira competitiva e com diferencial.
Vocação
O APL das Águas é conhecido nacionalmente pelas estâncias hidromimerais e termais. A região possui atualmente 250 empresas ligadas ao setor turístico. O projeto Iniciativa de Reforço Competitivo no APL das Águas é promovido pelo Sebrae-MG em parceria com Setur-MG, Instituto Estrada Real, Copasa e Associação do Circuito Turístico das Águas.
Fonte: Ascom/Sebrae-MG
Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com políticas públicas que fortalecem o Turismo, o governo de Rondônia entregou na segunda-feira (25), durante a abertura do Pavilhão Empresarial na

A programação da Semana S do Comércio em Rondônia foi palco de um momento histórico para o fortalecimento do turismo regional: a formalização da par

Rondônia apresenta turismo de pesca sustentável em painel nacional
Rondônia participa do painel “Turismo de Pesca Sustentável: experiências de natureza com propósito e valor agregado” durante o 10º Salão do Turismo

Rondônia enaltece o etnoturismo no 10º Salão do Turismo 2026, em Fortaleza (CE)
Rondônia atravessará o país e marcará presença na 10ª edição do Salão do Turismo, que acontecerá entre os dias 7 e 9 de maio de 2026, no Centro de E
Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)