Quinta-feira, 31 de outubro de 2013 - 11h08
Representantes de municípios rondonienses estiveram reunidos com o coordenador geral de análise de projetos de eventos – Ministério do Turismo –, Bernardo de Castro e Soares, nos dias 28 e 29 de outubro, para esclarecimentos sobre a captação de recursos.
Em um primeiro momento, o Coordenador Geral apresentou um resumo sobre os principais pontos para aprovação dos projetos relacionados à área e, no segundo, tratou caso a caso, orientando os gestores da área de convênios nos municípios.
“É importante que o responsável pela captação de recursos tenha a noção de como trabalhamos no Ministério. Quando estamos avaliando um projeto, mapeamos a cidade e observamos a tradicionalidade e o notório conhecimento popular do evento”, disse Bernardo de Castro.
Castro destacou, ainda, que os recursos liberados pelo Ministério do Turismo têm, entre suas finalidades, o “importante crescimento da arrecadação, e o aumento de emprego e renda”.
Segundo Sônia Gonçalves de Melgar – secretária de Cultura, Esporte e Turismo de Guajará Mirim – a reunião técnica foi de fundamental importância. “Esta reunião foi fundamental para nos orientarmos na elaboração e qualificação de projetos, em especial, o Natal de Luz. E será importante para que possamos fomentar o turismo em Guajará, com outras propostas”, declarou.
De acordo com Bernardo Soares, a sua vinda à Porto Velho atendeu a uma solicitação da deputada federal, Marinha Raupp (PMDB).
“A deputada Marinha Raupp tem demonstrado a necessidade de o Ministério do Turismo se fazer presente em Rondônia, para orientar e articular ações conjuntas com o estado e os municípios, por meio de convênio, para o fomento turístico local”, disse o assessor da parlamentar, Gilberto Moura.
Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com políticas públicas que fortalecem o Turismo, o governo de Rondônia entregou na segunda-feira (25), durante a abertura do Pavilhão Empresarial na

A programação da Semana S do Comércio em Rondônia foi palco de um momento histórico para o fortalecimento do turismo regional: a formalização da par

Rondônia apresenta turismo de pesca sustentável em painel nacional
Rondônia participa do painel “Turismo de Pesca Sustentável: experiências de natureza com propósito e valor agregado” durante o 10º Salão do Turismo

Rondônia enaltece o etnoturismo no 10º Salão do Turismo 2026, em Fortaleza (CE)
Rondônia atravessará o país e marcará presença na 10ª edição do Salão do Turismo, que acontecerá entre os dias 7 e 9 de maio de 2026, no Centro de E
Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)