Porto Velho (RO) quinta-feira, 4 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Turismo

Fluxo de turistas em Parintins deve chegar a 70 mil



Pesquisa revela que 97% das pessoas que vão à festa dos bois Garantido e Caprichoso desejam recomendar o festival para amigos e familiares

Brasília/DF (23/06/10) - O município de Parintins deve receber 70 mil turistas durante a disputa dos bumbás Caprichoso e Garantido, que começa na próxima sexta-feira (25). A estimativa é baseada no crescimento de 20% nos pedidos de autorização de proprietários de embarcações à Capitania dos Portos e também na movimentação do aeroporto municipal Júlio Belém.

Em 2009, no mês de junho, foram feitos 200 pedidos. Neste ano, a expectativa é que sejam realizados 700. A informação é da sub-secretária Municipal de Industria, Comércio de Turismo do município, Karla Viana.

Pelo oitavo ano consecutivo, o governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), vai realizar pesquisa de contagem aplicada nos principais portões de entrada do município, no porto e no aeroporto Júlio Belém.

Segundo levantamento do ano passado da Amazonastur, Manaus foi o principal emissor de turistas para Parintins. Na segunda posição ficou a cidade de Santarém do Pará, seguida pelo Rio de Janeiro, São Paulo, Belém, Itacoatiara, Maués e Brasília.

Depois do Amazonas, os estados de Pará, São Paulo e o Rio de Janeiro são os principais emissores para ao Festival Folclórico de Parintins. Inglaterra, Itália e os Estados Unidos lideram a lista dos países que mais emitem turistas ao município.

Na pesquisa, a média de idade dos turistas foi estimada em 38 anos e o grau de escolaridade foi o superior, com 44,7%. Dos 45.364 turistas, 39% informaram que estavam no município pela primeira vez.

A taxa de turistas satisfeitos com a infraestrutura de Parintins alcançou, em 2009, 72%. A pesquisa registrou que 92% dos turistas pretendem retornar ao município em outra oportunidade. Também foi de 92% o índice de turistas que desejam recomendar o município para outras pessoas. Outro dado é que 97% das pessoas desejam recomendar o festival para novos turistas.

O dado que mais chamou atenção foi relativo à renda mensal média dos turistas que visitam o município durante o Festival Folclórico de Parintins: média de R$ 3,7 mil. De acordo com o levantamento, os turistas, em 2009, gastaram, em média, R$ 165/dia.

Fonte; MTur
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pacote de Turismo é entregue com várias ações para o setor durante a Rondônia Rural Show Internacional

Pacote de Turismo é entregue com várias ações para o setor durante a Rondônia Rural Show Internacional

Com políticas públicas que fortalecem o Turismo, o governo de Rondônia entregou na segunda-feira (25), durante a abertura do Pavilhão Empresarial na

Semana S do Comércio celebra marco histórico para o turismo de Rondônia com lançamento de pacote receptivo da pesca esportiva na CVC

Semana S do Comércio celebra marco histórico para o turismo de Rondônia com lançamento de pacote receptivo da pesca esportiva na CVC

A programação da Semana S do Comércio em Rondônia foi palco de um momento histórico para o fortalecimento do turismo regional: a formalização da par

Rondônia apresenta turismo de pesca sustentável em painel nacional

Rondônia apresenta turismo de pesca sustentável em painel nacional

Rondônia participa do painel “Turismo de Pesca Sustentável: experiências de natureza com propósito e valor agregado” durante o 10º Salão do Turismo

Rondônia enaltece o etnoturismo no 10º Salão do Turismo 2026, em Fortaleza (CE)

Rondônia enaltece o etnoturismo no 10º Salão do Turismo 2026, em Fortaleza (CE)

Rondônia atravessará o país e marcará presença na 10ª edição do Salão do Turismo, que acontecerá entre os dias 7 e 9 de maio de 2026, no Centro de E

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)