Porto Velho (RO) terça-feira, 1 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Turismo

Acordo internacional de incentivo rural será assinado em Campo Grande


Acordo internacional de incentivo rural será assinado em Campo Grande - Gente de Opinião

Documento estimula diversificação produtiva nas fazendas e o desenvolvimento rural pelo turismo

CAMPO GRANDE/MS - Um acordo internacional de cooperação técnica será firmado entre o Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural (IDESTUR) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), na próxima quinta-feira (20.11), em Campo Grande/MS. O documento será assinado pelos presidentes dos dois órgãos durante a abertura da Feira Nacional de Turismo Rural (Feiratur 2008), no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, na capital sul-mato-grossense.

A formalização do documento tem como objetivo estimular esforços das duas partes para a implantação de um projeto de fortalecimento institucional, qualificação de profissionais e de empresas de turismo rural. Também estabelece apoio para organização e implantação de programas de desenvolvimento em destinos que apresentam potencial para o desenvolvimento rural pelo turismo e concentração de oferta de produtos turísticos.

O acordo de cooperação técnica será firmado oficialmente pela brasileira Andreia M. Roque Junqueira de Arantes, presidente do IDESTUR e pelo argentino Carlos Basco, representante do IICA no Brasil, e terá validade por dois anos. A 5a Feiratur acontece durante o período de 20 a 22 de novembro de 2008 (www.feiratur.tur.br)                              

As áreas de cooperação deste acordo estão concentradas, sobretudo, nos aspectos de desenvolvimento rural e na integração produtiva e competitiva nacional do turismo rural. Na verdade, permitirá ao Brasil promover troca de dados sobre a atividade produtiva com toda a América Latina. “Nossa experiência nacional ao longo dos anos, nos transformou em um dos ícones da atividade, então estamos propondo trocar tecnologia e informação”, comenta Andréia Roque, presidente do IDESTUR.

Ainda segundo ela, a partir da formalização do documento estará aberto o acesso para a formatação e criação de metodologia de pesquisa visando a construção dos indicadores internacionais do turismo rural. Para a operacionalização do acordo, sempre que forem viabilizadas ações de cooperações mútuas, será criado um grupo de trabalho com a participação de técnicos. Este grupo terá a função de elaborar o projeto básico e o projeto de trabalho. Cada parte indicará seus representantes.

O IICA é um organismo da Organização dos Estados Americanos (OEA) especializado na cooperação técnica em agricultura e na melhoria de vida nas comunidades rurais. É uma instituição sem fins lucrativos cuja sede principal está em San José, na Costa Rica. Tem escritórios em 34 países do continente americano (a exceção é Cuba) e mantém representações em Washington (EUA) e em Madrid (para a União Européia). Já o IDESTUR é um organismo de desenvolvimento do turismo interligado a uma rede Intercontinental de entidades afins. Mais informações sobre as duas entidades podem ser obtidas pela Internet: www.iica.int, www.iica.org,br e www.idestur.org.br .
 
Fonte: Ariosto Mesquita

Gente de OpiniãoTerça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae em Rondônia fortalece ações integradas para a Rota Turística Internacional Pantanal-Amazônia-Andes-Pacífico

Sebrae em Rondônia fortalece ações integradas para a Rota Turística Internacional Pantanal-Amazônia-Andes-Pacífico

Na tarde desta quarta-feira (4), na sede em Cuiabá-MT da Fecomércio, representantes dos estados de Rondônia, Acre, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul,

Novos membros do Conselho Municipal de Turismo de Porto Velho são empossados

Novos membros do Conselho Municipal de Turismo de Porto Velho são empossados

Turismo (Comtur), presidido pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), teve sua primeira reunião ordinária de 2

Novo plano de marketing do turismo para atrair estrangeiros é lançado no Rio

Novo plano de marketing do turismo para atrair estrangeiros é lançado no Rio

O Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil para o período de 2025 a 2028 foi lançado nesta segunda-feira (19) no Rio de Janeiro. O minis

Rondônia destaca suas riquezas naturais na maior Feira de Turismo da Europa

Rondônia destaca suas riquezas naturais na maior Feira de Turismo da Europa

O governo de Rondônia marcou presença na 35ª edição da Better Tourism Lisbon Travel Market (BTL), um dos maiores eventos do turismo mundial, proporc

Gente de Opinião Terça-feira, 1 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)