Domingo, 28 de junho de 2026 - 07h50

O Brasil assiste, atônito,
mas de braços cruzados e inerte, o que o Ibama, o ICMBio, a Força Nacional e
outras forças policiais de governo (e não de Estado) continuarem com o projeto
de destruição de casas, de currais; de destruição da balsas e dragas, muitas
usadas como casa das famílias, em Rondônia e em toda a Amazônia.
Baseada em decisões judiciais dentro
do aparelhamento da estrutura do sistema implantado no Brasil, a truculência
oficial, o terrorismo ambiental chega à vida dos pobres produtores, porque eles
são a enorme maioria. Cada uma das ações cinematográficas, com policiais usando
balaclavas, como se fossem criminosos, fortemente armados, apavoram exatamente
aqueles que esperavam proteção e não serem alvos da brutalidade.
Agora, outra faceta destas ações foi
denunciada no Senado Federal. A
Comissão de Agricultura recebeu denúncia de maus tratos de animais que foram
apreendidos pelo Ibama, no Pará. No Congresso, produtores afirmaram que dos 337
animais apreendidos em uma operação, 157 morreram ou acabaram fugindo do fiel
depositário. Este não seria um caso isolado na região amazônica.
Vídeos e fotos
mostrados aos senadores, atestam que parte do gado devolvido está esquelético,
comprovando abandono e maus tratos. Plínio Valério questiona o Ministério do Meio Ambiente, sobre o destino de milhares de
cabeças de gado apreendidas em operações conduzidas pelo ICMBio e pelo Ibama na
Amazônia, inclusive em Rondônia.
A iniciativa
ocorre após relatos apresentados em audiência pública no Senado sobre mortes de
animais, falta de rastreabilidade e dúvidas sobre a destinação dos rebanhos
retirados durante ações de fiscalização.
O presidente do órgão, Jair Schmitt,
defende o órgão que comanda. Ele disse que a responsabilidade pela guarda dos
animais passa ao depositário após a formalização da apreensão. Ele passa a
responsabilidade aos depositários, que devem manter o gado cuidado, assim como outros
bens recebidos.
A declaração motivou novas cobranças
de produtores e parlamentares sobre os mecanismos de fiscalização adotados após
a apreensão dos rebanhos. O senador do Amazonas pretende solicitar informações
sobre toda a cadeia de destinação dos animais apreendidos, incluindo os
procedimentos de transporte, guarda, doação e abate dos rebanhos.
Para ele e outros senadores da
região, também devem ser cobrados dados sobre a rastreabilidade do gado, o
número de animais apreendidos, mortos, abatidos ou doados, os frigoríficos
responsáveis pelo recebimento dos lotes e a destinação dos recursos
eventualmente arrecadados.
Enquanto isso, o governo Lula mantém a guerra contra os produtores e suas posses.
STF AINDA NÃO CORRIGIU ABSURDA
INJUSTIÇA, MESMO PGR PEDINDO ANULAÇÃO DA CONDENAÇÃO DE ACIR GURGACZ
Quem ainda acredita na Justiça deste
país, sabe que, mais dia menos dia; mais governo menos governo; mais política e
menos política, as injustiças serão corrigidas. Elas já atingiram muita gente,
inclusive em Rondônia, como Ivo Cassol, Roberto Sobrinho, Everton Leoni Acir Gurgacz e
tantos outros.
Para Acir, cada dia que passa tem
marcado cada vez mais certezas que, mesmo com o STF ainda não acatando pedido
da PGR para anular seu julgamento, um
dia isso vai acontecer. Se isso ocorrer, seria uma importante correção de uma
das maiores aberrações já cometidas contra um detentor de mandato neste país.
A Procuradoria Geral da República
pediu que o Supremo anule a condenação contra Acir, que foi considerado culpado
num processo absurdo, em que ele era fiador de um empréstimo religiosamente
pago e pior: os outros fiadores sequer foram julgados. Ou seja, fica claríssimo
que havia apenas um alvo. Por enquanto, a resposta, infelizmente, tem sido
negativa.
O empresário rondoniense, com uma
rica história de dedicação a Rondônia, como a tem toda a sua família, perdeu
seu mandato como Senador por uma daquelas injustiças, que nunca se compreenderá
no todo. Agora, caso o STF atendesse a orientação da PGR, tudo seria anulado. Não
foi. Assim, continua o sofrimento de Acir, de seus familiares, dos seus amigos
e eleitores.
Um dos comandantes de um grupo
econômico que tem várias empresas e dá mais de 13 mil empregos, Acir ainda
sofre (mas daí apenas dos seus adversários políticos, sempre temerosos do seu
potencial nas urnas) a tentativa de transformá-lo em esquerdista, por ser
presidente do PDT. Ora, essa acusação descerebrada não tem como ser levada a
sério!
No próximo dia 2 de julho, quinta-feira
da semana que vem, o TRE pode decidir, finalmente, que Gurgacz está liberado
para disputar o Senado. E se ele entrar na batalha pelas duas vagas, chega com
chances reais de chegar lá!
DIREITA, CENTRO- DIREITA E ESQUERDA:
QUAIS SÃO AS IDEOLOGIAS POLÍTICAS REPRESENTADAS PELOS CONCORRENTES AO GOVERNO?
Quantos candidatos de direita e
centro-direita e esquerda e extrema
esquerda haverá na eleição deste ano, em Rondônia? Dos principais nomes, Marcos
Rogério se declara como o único candidato de direita. E o é, não há o que
contestar. Mas e os outros? Mesmo em
partidos diferentes, tanto Adailton Fúria quanto Hildon Chaves nada têm em
comum com a esquerda: são de centro-direita. No caso de Rogério, seu vice, o
deputado Delegado Camargo é mais da extrema direita. Já os outros dois vices,
Everton Leoni, de Fúria e Cirone Deiró, de Hildon, igualmente sempre se
postaram na centro-direita ou seja, a direita moderada.
E o jovem emedebista Pedro Abib?
Mesmo aliado de Confúcio Moura, o mais lulista dos políticos rondoniense, fora
do PT, Abib já deixou claro que tem posicionamentos próprios e que não vai
seguir, necessariamente, os passos do presidente regional do partido. De
família de empreendedores, Abib é um dos comandantes da Faculdade Católica de
Rondônia, uma das maiores e mais
respeitadas entidades educacionais do Estado. Abib ainda não escolheu seu vice.
Virá da direita ou da esquerda?
Da esquerda mesmo, há outros três
candidatos ao Governo. O mais conhecido deles é Expedito Netto, ex-deputado
federal e que ocupou, até há pouco, cargo no Ministério da Pesca do governo
Lula. O candidato petista ao Governo ainda não escolheu seu vice. Samuel Costa,
do PSB, é outro lulista de carteirinha. Chegou a lamentar, publicamente, que
nem os petistas rondonienses defendiam o atual Presidente como ele. Ainda está
sem vice.
Na relação, ainda consta o
advogado Luiz Teodoro, do Psol, o partido nanico que jamais elegeu sequer um
vereador em Rondônia. Teodoro, ao contrário da sigla que representa, não atua
no radicalismo político de esquerda. Prova disso é que, como profissional,
defendeu réus do 8 de Janeiro. Também não tem vice, até agora.
ABIB ORGANIZA NOMINATAS DO MDB PARA
CÂMARA E ASSEMBLEIA E COMEÇA A PERCORRER RONDÔNIA PELO GOVERNO
Claro que ele não confirma e nem
reclama, porque não é do seu estilo. Mas não se pode dizer que o jovem Pedro
Abib, candidato do MDB ao Governo, não esteja enfrentado pedreiras e
dificuldades para reorganizar seu partido e manter-se como um nome não só novo,
mas viável ante o eleitorado rondoniense.
Conversar com ele é sentir que,
mesmo com todas as dificuldades iniciais, há um enorme potencial neste ainda
jovem empresário, professor e mestre, que sonha em comandar o Estado que o abrigou
e que ele gostaria de ver muito melhor do que está hoje.
Com praticamente uma única liderança
(Confúcio Moura) do MDB antigo, que chegou a ser o maior partido de Rondônia;
que elegeu dois governadores (Jerônimo Santana e Valdir Raupp) Pedro Abib surge
como uma esperança de renovação e novos rumos.
Com apoio total do Diretório
Nacional do partido, ele já teve importantes vitórias internas, como, por
exemplo, consolidar uma relação de bons nomes para a disputa das cadeiras da
Câmara Federal e da Assembleia Legislativa.
Sua batalha agora será a de
percorrer o Estado, mostrando suas ideias e planos para a população
rondoniense. Entre os nomes que concorrem ao Governo, com potencial eleitoral,
ele é a novidade. O problema de Pedro Abib é disputar a eleição contra nomes
fortes e conhecidos do eleitorado, como Marcos Rogério, Adailton Fúria e Hildon
Chaves.
Potencial ele tem. Se tiver
apoio e estrutura para uma campanha forte, pode surpreender.
TEM
ARRAIAL DA PREFEITURA NA PRAÇA MADEIRA/MAMORÉ, MAS O FLOR DO MARACUJÁ AINDA
ESTÁ SEM DATA CONFIRMADA
Começou nesta quinta e vai até o
domingo, dia 28, um grande evento da cultura porto-velhense: um grande arraial,
que pela primeira vez acontece no Complexo da Praça Madeira/Mamoré, com a
participação de dezenas de grupos folclóricos e prêmios de 45 mil reais
divididos entre os primeiros colocados.
Já o maior de todos os eventos dos
festejos de São João, a 42ª edição do Arraial Flor do Maracujá ainda não tem
data oficial. Inicialmente se falava que seria realizada nos primeiros dias de
agosto, mas de oficial, nada. A tal ponto que o tema mereceu discurso na
tribuna da Câmara Municipal, por parte do Vereador Thiago Tezzari.
Preocupado com a falta de
informações, Tezzari chegou a dizer que teme que o grandioso evento não seja
realizado, já que nem ele e nem os grupos de Quadrilhas e Boi-Bumbás, conseguem
qualquer informação concreta sobre local e data da festa.
Este blog tentou contato com o
secretário Paulo Higo, da Sejucel, secretaria responsável pelo Arraial Flor do
Maracujá, mas não obteve resposta. A única frase que foi dada, como informação,
por uma fonte não oficial do governo, é que “o Arraial vai sim ser realizado,
mas ainda não há uma data definida”!
Realizada de 1º a 10 de agosto do ano passado, a edição número 41 foi novamente grande sucesso. O Arraial Flor do Maracujá é considerado Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial de Rondônia, por lei assinada pelo governador Marcos Rocha, fazendo parte do Calendário de Eventos Oficiais, para reforçar, ainda mais, as tradições no período junino.
Por falar no evento da Prefeitura,
o Arraial do Bera encerra neste domingo, com mais um espetáculo da tradição
rondoniense. A festa cultural está acontecendo pela primeira vez na Praça
Madeira/.Mamoré, no centro da Capital e nos três dias anteriores reuniu bom público.
JESUALDO QUER UNIR EMENDAS FEDERAIS PARA TRAZER HOSPITAIS E GRANDES OBRAS PARA RONDÔNIA
A bancada federal de Rondônia precisa
atuar unida, para conseguir trazer grandes projetos e soluções para o Estado.
Para construir hospitais como o Heuro de Porto Velho ou novos hospitais onde
eles são necessários. E precisa falar firme contra heresias como o tipo de
privatização que foi feita da BR 364 e os preços abusivos dos pedágios.
Cada parlamentar trabalhando apenas
para si e as emendas sendo pulverizadas, obviamente o resultado tem sido pífio,
comenta e destaca: não posso me dizer representado pela atual bancada,
infelizmente”.
Estes foram alguns dos comentários
feitos pelo duas vezes prefeito de Ji-Paraná e duas vezes deputado estadual
Jesualdo Pires, durante um rápido bate-papo com os Dinossauros do programa Papo
de Redação, na Rádio Parecis FM, nesta semana. Ele vai disputar uma das oito
cadeiras rondonienses na Câmara e seu nome tem aparecido com destaque em todas
os levantamentos feitos Rondônia afora.
Depois de deixar a Prefeitura, onde
teve mandatos de sucesso, inclusive com enorme destaque na área da Educação,
Jesualdo chegou à Assembleia com cerca de 12 mil votos. Na reeleição, teve mais
de 20 mil. Ou seja, a população aprovou também seu trabalho no parlamento.
Candidato ao Senado, concorrendo
contra nomes poderosos, fez quase 200 mil votos, dos quais acima de 47 mil
foram apenas em Porto Velho. Candidato pela Federação PP/União Brasil, o
competente Jesualdo é nome quentíssimo para chegar à Câmara Federal.
UM TRISTE RANKING: RONDÔNIA É O 14º DO PAÍS EM HOMICÍDIOS E O SEGUNDO EM ASSASSINATOS DE MULHERES
O Paraná é o Estado brasileiro com
menor taxa de homicídios, segundo levantamento nacional de violência, com
apenas 5,8 crimes de morte para cada 100 mil habitantes. Já o Maranhão tem o
triste título de campeão em assassinatos, com uma taxa assustadora de 27,5 para
cada 100 mil pessoas.
Rondônia aparece no meio do mapa
deste triste dado. Tem um índice de 16,7 por cento de homicídios para cada 100
mil habitantes e fica na 14ª posição deste fatídico mapa da morte. Estamos
empatados com outro Estado do norte, Roraima. Na região, o pior índice é do
Amapá, com 25,5 crimes de mortes para cada 100 mil habitantes. O Amapá, aliás,
é o segundo no país com os piores números no ranking.
Já em relação ao feminicídios,
infelizmente, ainda Rondônia detém o lúgubre título de vice-campeã nacional,
perdendo apenas para o Acre. Os Estados que se destacaram em 2025 pelas taxas
mais elevadas deste tipo de crime foram o Acre (3,2 feminicídios por grupo de
100 mil mulheres); seguido por Rondônia, com 2,9 por 100 mil; e Mato Grosso do
Sul, com 2,7. Em sentido contrário, os estados com as menores taxas foram
Amazonas, com menos de 1 por cento para 100 mil mulheres; o Ceará, com 1 e São
Paulo, com 1,1 para 100 mil.
O Brasil tem a quinta maior taxa
de feminicídios no mundo. O número chega a 4,8 para cada
100 mil mulheres, segundo a Organização Mundial da Saúde - OMS. O feminicídio é o assassinato de mulheres motivados por
questão de gênero, muitas vezes provocado pela percepção da mulher como posse
do companheiro.
GOVERNO, PREFEITURA E OUTROS ÓRGÃOS PÚBLICOS
AUTORIZAM SERVIDORES PARA SE UNIREM À TORCIDA DO BRASIL CONTRA O JAPÃO
Será que podemos ter alguma esperança
de que nossa Seleção, pífia e uma das mais fracas da História, ainda terá
alguma chance real de chegar ao Hexa? O jogo decisivo contra o Japão, nesta
segunda-feira, poderá responder a esta pergunta. Com apenas um grande craque –
Neymar – e mesmo assim em fim de carreira, sem se saber qual a resposta que
dará, o time brasileiro tem só um grande nome e ele está no banco. É o
treinador, o italiano Lancelotti.
Nesta segunda, pela paixão que ainda
mantém pelo futebol, o brasileiro vai sofrer, var parar em frente ao vídeo ou,
onde ele não existir, do rádio, para torcer desesperadamente para que o Japão
entregue o jogo e nos deixe ganhar.
Em Porto Velho, a Prefeitura já
decretou ponto facultativo na segunda. O Governo do Estado terá horário apenas
entre 7h30 e 11h30, para que todos os servidores possam acompanhar a partida,
assim como vários outros órgãos públicos. Pelo país afora, o mesmo vai ocorrer.
Todo o país vai tentar reviver pelo menos alguma alegria, com o futebol, nestes
tempos funestos de tristeza e tantas más notícias.
Até onde iremos, nesta Copa do
Mundo, disputada em três países? Algumas zebras imensas têm acontecido, como a
vitória do Equador sobre a poderosa Alemanha e é esta esperança que pode ser um
lenitivo para a torcida brasileira.
Se passarmos pelos japoneses, cujo
futebol melhorou muito, nas últimas décadas, vamos começar a enfrentar seleções
muito mais poderosas. Quem sabe, como compensação com tudo de ruim que estamos
passando, desta vez o destino nos veja com olhos de complacência e nos permita
um milagre? Pode ser. E esperamos que seja.
DOIS TERREMOTOS: A TRAGÉDIA NA
VENEZUELA, QUE RECÉM COMEÇAVA A SE RECUPERAR DO HORROR DOS ANOS DE COMUNISMO
Centenas e centenas de mortos, muitos
feridos, cerca de 50 mil pessoas desaparecidas, destruição. A Venezuela ainda
sofre pelos dois terremotos muito fortes, ambos acima de sete graus na Escola
Richter, que a atingiu nesta semana. Foram tremores de magnitude destruidora,
causando mortes e milhões de dólares em prejuízos.
O país, rico em petróleo, mas que
viveu também o terremoto do comunismo durante longos anos, recém estava
começando a se recuperar da tragédia política que o assolou. Nos últimos dias,
a própria população começou a derrubar monumentos e apagar fotos dos ditadores em todos os locais, além de
tirar dos órgãos públicos e outros setores, tudo o que lembra Nícolas Maduro e
seu mentor, Hugo Chávez.
Quando o país começava, lentamente, a
retomar uma vida decente, inclusive com a volta de alimentos às prateleiras dos
supermercados, aconteceu esta tragédia. Enquanto isso, a presidente Delcy
Rodriguez, agora aliada aos Estados Unidos, anunciou que
será criado um fundo de 200 milhões de dólares, com recursos do Fundo Monetário
Internacional (FMI) para reconstruir a infraestrutura do país.
Dezenas de
países já estão ajudando a Venezuela. Nações como Brasil, Estados Unidos,
México, El Salvador, Catar, China e várias outras se dispuseram a enviar
equipes de resgate e também material de primeiros socorros.
Os dois terremotos foram tão
violentos que um pequeno tremor chegou a ser registrado no Amazonas, embora sem
qualquer dano. Em Rondônia e outros Estados da região norte, não há notícias de
que qualquer problema tenha sido sentido.
PERGUNTINHA
O que você achou da criação do Banco Nacional de Celulares com
Restrição, pelo governo federal, para tentar recuperar mais de 3 milhões e 300
mil aparelhos que, segundo o texto oficial sobre a criação do Banco, “estão
aptos para recuperação” e não roubados em assaltos ou furtados?
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
O Brasil ainda vive de sorte! Quando se sente que tudo está perdido, aparece alguém com a bandeira da salvação e nos renova a esperança q

A cegueira ideológica, o terrorismo ambiental e a burrice imposta a idiotas, por aqueles que se tornam bilionários, defendendo teorias como

Bagattoli apresenta projeto para impedir criação de nova área indígena onde não há mais um só índio
Não basta protestar. Tem que agir. Foi o que fez o senador Jaime Bagattoli, contra mais um abuso do terrorismo ambiental imposto pelo gov

Saúde, segurança e os pedágios abusivos não têm solução definitiva. Quem prometer, está mentindo!
Falar é fácil. O complicado e até impossível, é tornar realidade as juras de palanque. Perto da eleição, ouve-se promessas sem fim. Mas
Domingo, 28 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)