Porto Velho (RO) domingo, 1 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Segurança

Atividades de conscientização no trânsito são promovidas pelo Detran-RO durante a Exponorte.


Fotos: Miro Costa - Gente de Opinião
Fotos: Miro Costa

Para reafirmar o empenho nas atividades de promoção da segurança no trânsito, por meio de atividades lúdicas e interativas com crianças e adultos, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) esteve presente na Exposição Agropecuária de Vilhena (Exponorte), que aconteceu entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro.

Por meio da Escola Pública de Trânsito (EPtran), servidores realizaram uma série de atividades educativas, com interatividade, envolvendo crianças e adultos, com a mensagem “Paz no Trânsito Começa por Você”.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as ações com foco na educação têm o papel fundamental na construção de um trânsito de paz. “O trânsito será mais seguro quando cada um de nós nos comportarmos com responsabilidade e respeito às regras. Nesse sentido, o governo tem investido em ações que fortaleçam a mensagem e estimulem essa prática”, ressaltou.


ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Entre as ações promovidas, destacam-se a arte na pele; pescaria; jogos de dominó e memória; lona pedagógica; alfabeto móvel; painel de fotos; jogo da sinalização; escultura com balões; além do teste no etilômetro conduzido pela equipe da Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito (Dtfat).

Umas das atividades com grande participação do público foi o circuito de realidade virtual, com uso do óculos simulador de embriaguez. Quem participou da dinâmica, caminhou entre entre cones, experimentando a mesma sensação de uma pessoa sob efeito de álcool. 

A participante Bruna Rogério Queiroz, de 26 anos, utilizou o óculos simulador de embriaguez, fez o percurso, e relatou que a sensação. “É muito real e realmente muito perigoso dirigir sob o efeito do álcool. Me senti como se estivesse embriagada e o recado que dou é se dirigir, não beba”, disse.

Outro participante foi Rafael de Paula Timóteo, de 28 anos, que testou o etilômetro e lembrou o quanto é importante estar acompanhado de alguém que não ingere bebidas alcoólicas. “Estou bebendo, mas minha esposa é quem vai dirigir o carro, para nossa segurança”, afirmou.

O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha destacou que, as atividades educativas realizadas com a presença do grande público é muito positiva para o estado. “A educação no trânsito é fundamental na promoção da segurança viária, e estamos dedicados em fazer da população multiplicadores da mensagem de paz e segurança no trânsito.”

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoDomingo, 1 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia presente no 8º Congresso de Mulheres policiais militares

Rondônia presente no 8º Congresso de Mulheres policiais militares

O 8º Congresso Brasileiro de Mulheres na Polícia (CBMP) acontece nos dias 29 e 30 de Maio de 2025, no bioparque Pantanal, em Campo Grande, Mato Gros

Governador Marcos Rocha lança Programa de Segurança Rural e transforma combate à criminalidade no campo em Rondônia

Governador Marcos Rocha lança Programa de Segurança Rural e transforma combate à criminalidade no campo em Rondônia

Com uma visão estratégica e compromisso com a segurança da população do campo, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, deu um passo decisivo para fo

Governo de RO garante reforço na segurança da 12ª edição da Rondônia Rural Show Internacional

Governo de RO garante reforço na segurança da 12ª edição da Rondônia Rural Show Internacional

A 12ª edição da maior feira de agronegócios da Região Norte, a Rondônia Rural Show Internacional, que acontecerá entre os dias 26 e 31 de maio, no C

Lei que regulamenta Guarda Municipal é sancionada em Porto Velho

Lei que regulamenta Guarda Municipal é sancionada em Porto Velho

A Guarda Municipal de Porto Velho já é realidade. Foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (13), a lei complementar Nº 1.012, que oficializa

Gente de Opinião Domingo, 1 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)