Terça-feira, 27 de dezembro de 2011 - 22h09
Mais de 150 mil pessoas — entre crianças, jovens e adultos — foram imunizadas nas campanhas de vacinação realizadas pela Prefeitura de Porto Velho. O levantamento feito pela Divisão de Imunização, da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), foi divulgado nesta segunda-feira, 25. Na campanha de vacinação contra a gripe foram feitas 39.514 imunizações, chegando a 84% de cobertura vacinal ultrapassando a meta estabelecida para o mutirão que era de 80%. Positiva foi também a campanha contra a poliomielite. Na primeira etapa, foram 35.790 crianças vacinadas (97,61%) e, na segunda, 37.209, chegando a 100% de cobertura.
Desempenho satisfatório também teve a campanha contra o sarampo. No dia da imunização foram vacinadas 41.928 crianças de 01 a 07 anos de idade atingindo 96% da meta para a cobertura vacinal. Os quatro por cento restantes serão atingidos a partir de janeiro como monitoramento rápido que será feito pela equipe da divisão. “Com relação ao sarampo, a determinação do Ministério de Saúde é de se atingir 100% de cobertura. Como não conseguimos atingir esse índice, vamos chegar a essa meta com esse monitoramento, por meio da busca ativa crianças que não foram vacinadas”, explicou a chefe da divisão, a enfermeira Luzanira da Costa Morais.
O ano que encerra, também representou, para a divisão, um avanço significativo no que diz respeito a cobertura vacinal no município, por causa da descentralização do serviço de vacinação que foi ampliado para os distritos, com a capacitação de servidores que trabalham na unidades de saúde locais, como é o caso de Calama, no Baixo-Madeira. Antes da descentralização, os vacinadores só chegavam a essas localidades quando da realização das campanhas ou quando alguma equipe de agentes de saúde se deslocavam para essas localidades. Agora o vacinador fica permanentemente na unidade de saúde do distrito e a disponibilidade de doses é o mês inteiro. “Esse foi um avanço muito grande para a população que reside fora da área urbana e facilita muito a vida de quem mora nos distritos. No eixo da BR, na região da Ponta do Abunã, por exemplo, o único distrito que ainda não conseguidos montar uma equipe de vacinação local é o de Nova Califórnia”, disse.
Além de expandir o serviço de vacinação, a Divisão de Imunização da Semusa, paralelamente, também trabalhou na capacitação de seus servidores para melhor atender a população, como é o caso da vacinação contra a BCG. Por meio desse treinamento, todas as unidades de saúde já contam com servidores capacitados para este tipo específico de vacinação.
Fonte: Joel Elias
Corujão da Saúde oferece atendimento noturno e desafoga unidades de emergência
Com os atendimentos em horário estendido, oferecido pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde, o Corujão da Saúde acont
Transporte aeromédico do governo de Rondônia ajuda a salvar vidas de pacientes graves
O governo de Rondônia intensifica frentes de trabalho para salvar vidas, através do transporte aeromédico de pacientes graves e de órgãos para trans
Gestão Marcos Rocha realiza obra de ampliação do Hospital Regional de São Francisco do Guaporé
Em São Francisco do Guaporé, a ampliação do Hospital Regional com um novo bloco para pronto-socorro e ambulatórios representa um avanço na oferta de
Uma nova rodada de fiscalizações foi realizada neste domingo (7/6), pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), em unidades de saúde est