Quarta-feira, 30 de agosto de 2023 - 14h17

O Superintendente do Ministério
da Saúde em Rondônia, Sid Orleans, preocupado com os recursos enviados pelo
Ministério da Saúde no ano de 2017 e ainda existentes nas contas dos
municípios, totalizando mais de 35 milhões de reais, com o apoio do presidente
da AROM (Associação Rondoniense de Municípios), Prefeito Hildon Chaves,
solicitou uma reunião com todos os prefeitos para traçar estratégias que venham
a zerar tais recursos e trazer os benefícios necessários à saúde da população
do estado de Rondônia.
A reunião, realizada no auditório
da Prefeitura do Município de Porto Velho contou com a presença de vários
prefeitos e secretários de saúde e foi realizada de forma híbrida, presencial e
online, para que todos pudessem participar.
“A nossa meta é fazer Rondônia
não devolver nenhum centavo dos recursos da saúde porque temos ainda muitas
necessidades a serem atendidas para a garantia da universalização e de
integralidade da saúde de todos os rondonienses, disse o Superintendente.
Sid Orleans destacou que a ordem,
inclusive vinda do presidente Lula e da Ministra Nísia Trindade, é de união com
todos os prefeitos e governadores, independentes das suas escolhas
partidárias.
Orleans repassou um leque de
possibilidades na utilização dos recursos, mas principalmente os depositados
até 31 de dezembro de 2017, que tem o prazo de até 31 de dezembro de 2023 para
serem empenhados, gastos e liquidados, sob pena de devolução ao Fundo Nacional
de Saúde, por orientação do Tribunal de Contas da União.
Ao final da reunião o Prefeito
Hildon Chaves agradeceu o apoio do Superintendente do Ministério da Saúde de
Rondônia e solicitou um expediente oficializando as orientações repassadas,
para que os municípios possam traçar as suas estratégias que orientarão a
execução de tais recursos.
Terça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Nova vacina contra pneumonia chega ao SUS e amplia proteção infantil
Uma doença que ainda provoca internações e pode ter consequências graves, principalmente entre crianças pequenas e idosos, agora ganha um importante r

Unidades de pronto atendimento de Porto Velho ficam vazias durante jogo do Brasil
Historicamente considerado um período que exige atenção redobrada dos serviços de urgência e emergência, os dias de jogos da Copa do Mundo têm apres

Transformar momentos delicados em lembranças repletas de amor e esperança. Com esse propósito, o governo de Rondônia lançou o projeto “Amor em Fotos

O governo de Rondônia, por meio do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Conepod), em parceria com uma Instituição de Ensino Superio
Terça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)