Quinta-feira, 21 de setembro de 2023 - 11h15

Setembro Vermelho é considerado um
mês de conscientização para o cuidado cardíaco, graças à relevância do órgão
responsável por bombear sangue para todo o corpo, garantindo que tecidos e
demais órgãos recebam oxigênio e nutrientes. Diante disso, a Secretaria de
Estado da Saúde – Sesau apresenta a importância da prevenção e cuidados, com
objetivo de conscientizar a população e amenizar casos graves de doenças
cardíacas.
O cirurgião cardiovascular do Hospital de Base Dr.
Ary Pinheiro, José Carlos destacou os perigos dos maus hábitos. “Algumas
situações de doenças cardiológicas não podem ser evitadas, que são as de
decorrências genéticas, mas as que se desenvolvem com o tempo têm
possibilidades de se evitar com uma rotina de prática de exercícios, dieta
balanceada e consultas médicas” , afirmou.
O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha
salientou sobre as unidades de atendimento que, “nossa gestão realizou a
contratação de profissionais especializados nas unidades de todo o Estado, para
oferecer o suporte necessário no serviço público”.
SERVIÇO
Em casos de sintomas de pressão alta ou desconforto
torácico, é recomendado se direcionar à uma Unidade Básica de Saúde – UBS ou
Unidade de Pronto Atendimento – UPA mais próxima da região para o
acompanhamento especializado, o qual pode ser feito inicialmente na Policlínica
Oswaldo Cruz – POC mediante consultas, procedimentos e avaliações
ambulatoriais.
Os exames mais complexos como cateterismo,
atendimentos ambulatoriais, clínicos, diagnósticos via hemodinâmica, terapia
hemodinâmica e cirurgias cardíacas são realizados no Hospital de Base Dr.
Ary Pinheiro, porém, para receber tais serviços, o paciente do Sistema Único de
Saúde – SUS precisa estar regulado.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha enfatizou
acerca dos investimentos na área da cardiologia no Estado. “O Hospital de Base
é o único do Estado credenciado para realizar cirurgias complexas cardíacas,
dessa forma, estamos investindo em infraestrutura na unidade, com objetivo de
ofertar um ambiente com qualidade para os pacientes e profissionais”,
pontuou.
COMO PREVENIR
* Reduzir a ingestão de alimentos gordurosos e com
muito sal;
* Manter cuidado com o peso;
* Evitar o tabagismo;
* Realizar consulta de rotina com médico;
* Evitar o estresse excessivo;
* Controlar a pressão arterial; e
*
Praticar exercícios regularmente.
Terça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Nova vacina contra pneumonia chega ao SUS e amplia proteção infantil
Uma doença que ainda provoca internações e pode ter consequências graves, principalmente entre crianças pequenas e idosos, agora ganha um importante r

Unidades de pronto atendimento de Porto Velho ficam vazias durante jogo do Brasil
Historicamente considerado um período que exige atenção redobrada dos serviços de urgência e emergência, os dias de jogos da Copa do Mundo têm apres

Transformar momentos delicados em lembranças repletas de amor e esperança. Com esse propósito, o governo de Rondônia lançou o projeto “Amor em Fotos

O governo de Rondônia, por meio do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Conepod), em parceria com uma Instituição de Ensino Superio
Terça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)