Porto Velho (RO) terça-feira, 23 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Saúde

SESI Saúde de Rondônia realiza campanha de conscientização Setembro Amarelo


SESI Saúde de Rondônia realiza campanha de conscientização Setembro Amarelo - Gente de Opinião

Setembro é o mês de sensibilização global em relação à saúde mental e o Serviço Social da Indústria anuncia o lançamento da campanha Setembro Amarelo 2023, promovida pela Gerência de Saúde e Segurança da Indústria e Promoção da Saúde. Durante o período, os colaboradores da FIERO, SESI, SENAI e IEL e também os trabalhadores das indústrias atendidas pelo SESI-RO, receberão materiais desenvolvidos mediante o projeto "SPS on-line Serviço de Promoção da Saúde" diretamente em seus e-mails.

Esses recursos incluem orientações, informações sobre como identificar os sinais de alerta e detalhes sobre os recursos de apoio disponíveis. Além disso, exploraremos a importância da prática regular de exercícios físicos e de uma alimentação saudável como fatores fundamentais para o bem-estar mental.

 “Esta ação é mais do que um esforço de conscientização. É uma resposta urgente às estatísticas preocupantes que afetam não apenas o Brasil, mas nosso estado”, afirmou a gerente executiva de Saúde e Segurança da Indústria e Promoção da Saúde do SESI-RO, Maria Lúcia da Silva Santos.

Dados nacionais revelam que a saúde mental é uma preocupação crescente. De acordo com o Ministério da Saúde, o suicídio é a quarta principal causa de morte entre jovens e adultos de 15 a 29 anos no Brasil, com um aumento de 49,3% entre 2016 e 2021. Entre 2010 e 2019, ocorreram no Brasil 112.230 mil mortes por suicídio. A depressão atinge cerca de 5,8% da população brasileira. Já os distúrbios relacionados à ansiedade afetam 9,3% das pessoas que vivem no Brasil.   

Em Rondônia, a realidade não é diferente. O Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) traz um destaque relacionado ao estado. Em 2022 a taxa de suicídios por 100 mil habitantes foi de 20,7% equivalente a 328 casos registrados.

De acordo com Maria Lúcia, diante dessas estatísticas alarmantes, o objetivo principal desta campanha é fornecer informações cruciais relacionadas à saúde mental, com foco na prevenção do suicídio em adultos e adolescentes, bem como no enfrentamento da depressão e ansiedade. “Sabemos que vivemos em tempos desafiadores, onde o estresse cotidiano pode ter um impacto significativo em nossa saúde mental. Portanto, é imperativo que estejamos preparados com conhecimento e ferramentas para enfrentar essas questões com resiliência e empatia”, pontuou.

Lúcia alertou que a saúde mental é um patrimônio inestimável, e todos desempenhamos um papel vital na promoção do bem-estar dos colegas de trabalho, amigos e familiares. “A Campanha de Saúde Mental do Setembro Amarelo é uma oportunidade para fortalecer o convívio no ambiente familiar, no trabalho e na sociedade, oferecendo apoio quando necessário e desmistificando os desafios relacionados à saúde mental”, explicou.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nova vacina contra pneumonia chega ao SUS e amplia proteção infantil

Nova vacina contra pneumonia chega ao SUS e amplia proteção infantil

Uma doença que ainda provoca internações e pode ter consequências graves, principalmente entre crianças pequenas e idosos, agora ganha um importante r

Unidades de pronto atendimento de Porto Velho ficam vazias durante jogo do Brasil

Unidades de pronto atendimento de Porto Velho ficam vazias durante jogo do Brasil

Historicamente considerado um período que exige atenção redobrada dos serviços de urgência e emergência, os dias de jogos da Copa do Mundo têm apres

Hospital de Base inicia projeto “Amor em Fotos” e recém-nascidos internados recebem ensaios fotográficos afetivos

Hospital de Base inicia projeto “Amor em Fotos” e recém-nascidos internados recebem ensaios fotográficos afetivos

Transformar momentos delicados em lembranças repletas de amor e esperança. Com esse propósito, o governo de Rondônia lançou o projeto “Amor em Fotos

Projeto “Sorriso que Transforma” leva atendimento odontológico às Comunidades Terapêuticas em Porto Velho

Projeto “Sorriso que Transforma” leva atendimento odontológico às Comunidades Terapêuticas em Porto Velho

O governo de Rondônia, por meio do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Conepod), em parceria com uma Instituição de Ensino Superio

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)