Porto Velho (RO) quarta-feira, 9 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Saúde

Semusa realiza mutirão para controle da dengue



A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) começou ontem, terça-feira (15), uma atividade interinstitucional de controle da Dengue, na quadra de esporte do bairro Nacional, a partir das 9 horas. O trabalho envolve Ministério Público, 17ª Brigada e Semusa, que buscam conter o risco de infestação na Capital, tendo em vista o registro de epidemias nos Estados vizinhos. “Estamos em alerta quanto o risco, e a união dos entes públicos é a melhor forma de mobilizar e notificar a sociedade sobre a situação” – disse a diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Semusa, Rute Bessa.

O secretário Municipal de Saúde Williames Pimentel falou que nas visitas domiciliares, feitas pelos agentes de endemias e durante os mutirões, uma das estratégias para coibir a proliferação de criadouros, será a notificação do morador onde for constatada a existência de criadouros.

Para tanto, foi elaborado pelos entes públicos um documento onde consta a advertência e o preenchimento de um formulário acusando o problema detectado, assim o morador se torna também responsável pela solução do problema. A ação ganha respaldo com a lei municipal 1.888, de junho de 2010, que dispõe sobre a ação preventiva e de fiscalização no município na prevenção e no combate a dengue. “A Semusa vai notificar o morador quanto a situação de risco e retornar ao local para saber se houve solução do problema, caso não haja, o Ministério Publico será acionado e o residente será convidado para participar de ações educativas voltadas para o combate e controle da endemia” – explicou Pimentel.

Estudos realizados em Porto Velho, apresentados pela Semusa, demonstram que há situação de iminente perigo à saúde pública em razão da constatação de índice de infestação do mosquito da dengue superior a 1% nos imóveis do município. A preocupação dos entes públicos leva em consideração que várias ações realizadas de sensibilização social, educação, limpeza de imóveis, entre outros, não têm surtido o efeito esperado, e que 90% dos focos do mosquito da dengue localizam-se nos imóveis residenciais, especialmente onde acumulam água, tais como pneus, caixas d´água e lixo.

Fonte: Aurimar Lima
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 9 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Gestão Marcos Rocha realiza obra de ampliação do Hospital Regional de São Francisco do Guaporé

Gestão Marcos Rocha realiza obra de ampliação do Hospital Regional de São Francisco do Guaporé

Em São Francisco do Guaporé, a ampliação do Hospital Regional com um novo bloco para pronto-socorro e ambulatórios representa um avanço na oferta de

Domingo de fiscalização do TCE revela falhas estruturais e operacionais graves em unidades de saúde de Porto Velho

Domingo de fiscalização do TCE revela falhas estruturais e operacionais graves em unidades de saúde de Porto Velho

Uma nova rodada de fiscalizações foi realizada neste domingo (7/6), pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), em unidades de saúde est

Avanços na Saúde: governador Marcos Rocha entrega UTI e amplia serviços no Hospital de Guajará-Mirim

Avanços na Saúde: governador Marcos Rocha entrega UTI e amplia serviços no Hospital de Guajará-Mirim

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, inaugurou neste sábado (5) três novos serviços no Hospital Regional de Guajará-Mirim, Dr. Júlio Perez Antelo

Com atuação do TCE-RO, Hospital de Base passa por diversas reformas e oferece mais dignidade à população de Rondônia

Com atuação do TCE-RO, Hospital de Base passa por diversas reformas e oferece mais dignidade à população de Rondônia

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), conselheiro Wilber Coimbra, esteve nesta sexta-feira (4/7) no Hospital de Base Dr

Gente de Opinião Quarta-feira, 9 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)