Porto Velho (RO) sexta-feira, 4 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Saúde

Seminário debate acompanhamento de grávidas


Com objetivo de aprimorar a atenção e o tratamento prestado as mulheres grávidas durante o pré-natal e o parto, teve início na tarde de ontem (27), na Maternidade Municipal “Mãe Esperança”, o I Seminário de Humanização do Ciclo Grávido-Puerperal.  O evento terá duração de três dias, e consta de palestras e  painéis temáticos relacionados à gravidez. Participam do curso profissionais da área obstétrica, enfermeiros e residentes. Além de profissionais da capital, as palestras serão ministradas também por especialistas vindos de Brasília e Manaus.
O modelo assistencial do Japão para conhecimento, reflexão da realidade versus a aplicabilidade nos serviços de saúde de Porto Velho, foi o tema de abertura do seminário, que contou com a presença do diretor geral do Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), Masahiro Kobayashi. A Jica é parceira do Brasil, no que se refere à cooperação técnica, através de projetos que visam o aperfeiçoamento dos serviços prestados, seja na área de saúde, meio ambiente, educação, entre outros.

A importância do parto natural, eliminando os procedimentos cirúrgicos com a realização de cesarianas, foi um dos assuntos destacados pelo secretário municipal de Saúde (Semusa), Sid Orleans, que ressaltou o bom trabalho desenvolvido pela médica Ida Perea, diretora da Maternidade Municipal, e sua equipe de profissionais, onde mais de 70% dos 4 mil partos realizados desde a criação da unidade, foram naturais.

“Quando assumimos a administração do município de Porto Velho, o prefeito Roberto Sobrinho, determinou prioridade nas ações voltadas a criação e bom funcionamento desta maternidade, como também propôs mudanças na política pública de saúde, através de um tratamento humanizado para população. Hoje a realidade da saúde prestada pelo município obteve muitos avanços, tanto na questão de equipamentos e estruturas das unidades, quanto na qualidade do serviço prestado nas 56 unidades de saúde”, explicou o secretário municipal de Saúde, Sid Orleans.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 4 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Policlínica Rafael Vaz e Silva é reinaugurada com mais de dez especialidades médicas

Policlínica Rafael Vaz e Silva é reinaugurada com mais de dez especialidades médicas

Na manhã desta quinta-feira (3), o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, entregou a nova estrutura da Policlínica Rafael Vaz e Silva, que agora, além d

Hospital de Amor Amazônia recebe certificação de UTI Eficiente

Hospital de Amor Amazônia recebe certificação de UTI Eficiente

A Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e a Epimed Solutions realizam, anualmente, a certificação que reconhece as Unidades de Terapia

Com foco na saúde, Marcos Rocha entrega Clínica de Neurologia totalmente reformada

Com foco na saúde, Marcos Rocha entrega Clínica de Neurologia totalmente reformada

O governador Marcos Rocha entregou a nova Clínica de Neurologia do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho. A reforma faz parte do trabalh

Gestão Marcos Rocha fortalece atendimentos em saúde com reforma do Cemetron

Gestão Marcos Rocha fortalece atendimentos em saúde com reforma do Cemetron

As ações desenvolvidas pelo governador Marcos Rocha, voltadas às reformas estruturais, aquisição de equipamentos e ampliação de unidades hospitalare

Gente de Opinião Sexta-feira, 4 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)