Porto Velho (RO) quinta-feira, 10 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Saúde

Semana Nacional de Atenção à Saúde do Homem


A cada três pessoas que morrem no Brasil, duas são homens. A cada cinco óbitos ocorridos em pessoas de 20 a 30 anos, quatro são do sexo masculino. Segundo o Ministério da Saúde, os homens representam quase 60% das mortes no País. Em 2009, o Governo Federal lançou um programa de Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNSH), que no ano seguinte foi implantado também em Porto Velho, através da secretaria municipal de Saúde (Semusa), com a finalidade de facilitar e ampliar o acesso da população masculina aos serviços de saúde.

Entre agosto e setembro de 2010, a prefeitura de Porto Velho promoveu o Primeiro Seminário Municipal sobre Saúde do Homem, dando início ao programa que ampliou a oferta de atendimento médico ligado às doenças do homem.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Willames Pimentel, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem está alinhada com a Política Nacional de Atenção Básica, que é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). “Muitos agravos poderiam ser evitados caso os homens realizassem, com regularidade, as medidas de prevenção primária”, explicou. Para ele, a resistência masculina à atenção primária aumenta não somente a sobrecarga financeira da sociedade, mas também o sofrimento físico e emocional do paciente e de sua família, na luta pela conservação da saúde e da qualidade de vida dessas pessoas.

Em Porto Velho, cerca de 22% dos óbitos registrados estão associados a causas externas, com predominância para pessoas do sexo masculino. Entre 2001 e 2010, as principais causas de mortes nessa modalidade foram as doenças do aparelho circulatório e os cânceres. Os acidentes de trânsito ocupam o segundo lugar, conforme o Sistema de Informação de Mortalidade (SIM).

Oferta de atendimento

Atenta aos índices que apontam a vulnerabilidade dos homens como maiores vítimas por problemas de saúde, a Semusa disponibiliza em todas as unidades de saúde consultas médicas e acompanhamento, imunização, consultas odontológicas, cadastramento e acompanhamento de pacientes hipertensos e diabéticos e notificações de doenças compulsórias como dengue, tuberculose, hanseníase, malária, leishmaniose e hepatites, entre outras.

Os pacientes também têm à disposição nas 20 unidades de saúde exames laboratoriais, como o PSA, além de medicamentos e insumos de acordo com a doença diagnosticada, como exemplo tuberculose, hanseníase, diabetes, hipertensão e preservativos. A Secretaria de Saúde também tem promovido diversas ações de educação em saúde, enfocando a questão das violências, DST/AIDS, tabagismo, alcoolismo e saúde mental.

O município também oferece atendimento de média complexidade destinado aos usuários de álcool e drogas licitas e ilícitas, através do Centro de Atendimento Psicosocial de Álcool e Drogas/CAPS AD e também atendimento Psicosocial no CAPS Três Marias.Na Policlínica Rafael Vaz e Silva há atendimento especializado para diversas especialidades médicas, como cardiologia, urologia, oftalmologia, dermatologia, endocrinologia, ortopedia, além de exames de raio X, ultra-sonografia e exames laboratoriais.

Câncer de próstata

De janeiro a julho deste ano, foram feitas 1.214 consultas com urologistas, especialidade que conta com dois profissionais na rede municipal que atendem na Policlínica Rafael Vaz e Silva e na Maternidade Municipal Mãe Esperança.

Ainda com relação à saúde do homem, dentro do programa implantado no ano passado, a Maternidade Municipal Mãe Esperança disponibiliza para a população masculina a vasectomia, procedimento utilizado no planejamento familiar. Nesse ano, de janeiro a agosto, foram feitos 215 intervenções como esta em Porto Velho. Outros 4.572 homens receberam a dosagem do PSA, uma proteína chamada Antígeno Prostático Específico, utilizada no diagnóstico, monitoramento e controle do câncer de próstata.

Fonte: Róbinson Gambôa

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 10 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Transporte aeromédico do governo de Rondônia ajuda a salvar vidas de pacientes graves

Transporte aeromédico do governo de Rondônia ajuda a salvar vidas de pacientes graves

O governo de Rondônia intensifica frentes de trabalho para salvar vidas, através do transporte aeromédico de pacientes graves e de órgãos para trans

Gestão Marcos Rocha realiza obra de ampliação do Hospital Regional de São Francisco do Guaporé

Gestão Marcos Rocha realiza obra de ampliação do Hospital Regional de São Francisco do Guaporé

Em São Francisco do Guaporé, a ampliação do Hospital Regional com um novo bloco para pronto-socorro e ambulatórios representa um avanço na oferta de

Domingo de fiscalização do TCE revela falhas estruturais e operacionais graves em unidades de saúde de Porto Velho

Domingo de fiscalização do TCE revela falhas estruturais e operacionais graves em unidades de saúde de Porto Velho

Uma nova rodada de fiscalizações foi realizada neste domingo (7/6), pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), em unidades de saúde est

Avanços na Saúde: governador Marcos Rocha entrega UTI e amplia serviços no Hospital de Guajará-Mirim

Avanços na Saúde: governador Marcos Rocha entrega UTI e amplia serviços no Hospital de Guajará-Mirim

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, inaugurou neste sábado (5) três novos serviços no Hospital Regional de Guajará-Mirim, Dr. Júlio Perez Antelo

Gente de Opinião Quinta-feira, 10 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)