Segunda-feira, 26 de junho de 2023 - 15h35

A
Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz
(Fiocruz), continua com a apresentação do ciclo de seminários sobrearboviroses. Dessa vez, o evento acontece nesta segunda-feira (26) e
quinta-feira (29). O objetivo é capacitar os profissionais da rede municipal no
diagnóstico e manejo das arboviroses, doenças virais transmitidas pelos
mosquitos, como dengue, malária, zika, chikungunya e febre amarela.
A
capacitação promovida pela Divisão Gestora de Educação Permanente (DGEP) e pelo
Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), acontece das 8h30 às 11h30 e das 14h
às 17h30, no auditório do Centro Universitário Aparício Carvalho (Fimca),
localizado na rua das Ararás, n° 241, bairro Eldorado.
Entre os
temas que serão abordados durante o evento estão: os aspectos virológicos, a
identificação dos casos e o diagnóstico, a importância do manejo clínico e
tratamento das doenças.
Segundo o
enfermeiro, doutor e coordenador do Eixo de Ensino e Pesquisa do DGEP, Marcuce
Antônio Miranda dos Santos. “O ciclo de seminários contribui para que os
profissionais de saúde da rede municipal estejam capacitados para um
diagnóstico assertivo. Uma vez que são atualizados e preparados para exercer o
manejo clínico da maneira correta”.
A
programação reúne acadêmicos de enfermagem e medicina e profissionais de saúde
da rede municipal de diversas unidades.
CONFIRA A
PROGRAMAÇÃO
26 de
junho - das 8h30 às 11h30
USF
Caladinho, Castanheira, Renato Medeiros, Areal, Santo Antônio, Nova Floresta,
Maurício Bustani, Pedacinho de Chão, Ronaldo Aragão, Oswaldo Piana.
26 de
junho - das 14h às 17h30
USF
Hamilton Gondim, Mariana, Socialista, Aponiã, Agenor de Carvalho, Ernandes
Índio, José Adelino, Ulisses, UPA Leste e UPA Sul.
29 de
junho - das 8h30 às 11h30
Hamilton
Gondim, Mariana, Socialista, Aponiã, Agenor de Carvalho, Ernandes Índio, José
Adelino, Ulisses, UPA Leste e UPA Sul.
29 de
junho - das 14h às 17h30
USF
Caladinho, Castanheira, Renato Medeiros, Areal, Santo Antônio, Nova Floresta,
Maurício Bustani, Pedacinho de Chão, Ronaldo Aragão, Oswaldo Piana.
Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Nova vacina contra pneumonia chega ao SUS e amplia proteção infantil
Uma doença que ainda provoca internações e pode ter consequências graves, principalmente entre crianças pequenas e idosos, agora ganha um importante r

Unidades de pronto atendimento de Porto Velho ficam vazias durante jogo do Brasil
Historicamente considerado um período que exige atenção redobrada dos serviços de urgência e emergência, os dias de jogos da Copa do Mundo têm apres

Transformar momentos delicados em lembranças repletas de amor e esperança. Com esse propósito, o governo de Rondônia lançou o projeto “Amor em Fotos

O governo de Rondônia, por meio do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Conepod), em parceria com uma Instituição de Ensino Superio
Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)