Porto Velho (RO) sexta-feira, 11 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Saúde

SAMU atende quase 400 ocorrências durante o carnaval


A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), divulgou na tarde desta quinta feira (23), o balanço dos serviços de resgates feitos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) durante o período do carnaval 2012 na capital rondoniense – de 16 a 21. Conforme o secretário Williames Pimentel, foram realizados 360 atendimentos com remoções de pacientes que necessitavam de atenções de urgências e emergências.

Pimentel explicou que os casos de menor complexidade atendidos pelas ambulâncias do SAMU foram encaminhados às Policlínicas do Município. As vítimas em estado mais grave foram levadas para o Hospital João Paulo II. Com objetivo de diminuir o tempo para chegar ao local das ocorrências, a Semusa manteve a estratégia de descentralização adotada em 2011, destinando uma ambulância na Policlínica Ana Adelaide (centro), outra na Hamilton Gondin (zona Leste) e a terceira na Policlínica Manoel Amorim de Matos (zona Sul).

O trabalho do SAMU foi realizado de forma integrada com as unidades de pronto atendimento 24 horas (Policlínicas). Elas estavam com equipes reforçadas e preparadas com serviços de laboratórios, Raio X, nebulização, internação em leitos por até 24 horas e suturas, dentre outros atendimentos. “Esse serviço é de grande importância, pois cada ambulância é uma célula para estabilizar e salvar pessoas da morte”, afirmou o secretário.

Para garantir a qualidade e rapidez no atendimento, foi criada uma equipe de monitoramento que a cada três horas passava nas Policlínicas, acompanhava o trabalho dos profissionais plantonistas e verificava o estoque de materiais necessários ao bom desempenho das funções. O secretário ainda garantiu que a estratégia vai continuar até o próximo final de semana, quando haverá o desfile das Escolas de Samba.

Comparativos

O diretor do SAMU, Paulo Levi, informou que no período carnavalesco de 2012 foram realizados 286 atendimentos de rotina e outros 74 ligados diretamente ao carnaval. Dentre as vítimas, quatro pessoas esfaqueadas. Em 2011, foram 323 atendimentos de rotina e 62 vítimas que participavam dos festejos do Rei Momo, sendo três baleados e dez com ferimentos por faca. Na avaliação de Levi, aumentou o número de pessoas alcoolizadas e, consequentemente, as vítimas de acidentes de trânsito, que somaram o maior volume de ocorrências registradas nos dois anos.

Materiais

De acordo com a chefe do almoxarifado da Semusa, Carla dos Santos Coelho, todas as ambulâncias do SAMU e as unidades de saúde da Prefeitura foram abastecidas com materiais suficiente para garantir o atendimento ao público no período carnavalesco. “Fizemos um reforço no estoque dos materiais necessários, de maneira a garantir a qualidade nos serviços e o atendimento às vítimas da melhor forma possível”, declarou. Ela acrescentou que as unidades já estão sendo reabastecidas para o próximo final de semana.

Apelo

Sem revelar números, o secretário Williames Pimentel lamentou mais uma vez a grande quantidade de trotes ao SAMU durante o carnaval. “Peço que não liguem se não houver necessidade. Além de prejudicar o nosso atendimento, o trote coloca em risco a vida de pessoas que realmente precisam da nossa atenção”, desabafou.

Fonte: Augusto José
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 11 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Corujão da Saúde oferece atendimento noturno e desafoga unidades de emergência

Corujão da Saúde oferece atendimento noturno e desafoga unidades de emergência

Com os atendimentos em horário estendido, oferecido pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde, o Corujão da Saúde acont

Transporte aeromédico do governo de Rondônia ajuda a salvar vidas de pacientes graves

Transporte aeromédico do governo de Rondônia ajuda a salvar vidas de pacientes graves

O governo de Rondônia intensifica frentes de trabalho para salvar vidas, através do transporte aeromédico de pacientes graves e de órgãos para trans

Gestão Marcos Rocha realiza obra de ampliação do Hospital Regional de São Francisco do Guaporé

Gestão Marcos Rocha realiza obra de ampliação do Hospital Regional de São Francisco do Guaporé

Em São Francisco do Guaporé, a ampliação do Hospital Regional com um novo bloco para pronto-socorro e ambulatórios representa um avanço na oferta de

Domingo de fiscalização do TCE revela falhas estruturais e operacionais graves em unidades de saúde de Porto Velho

Domingo de fiscalização do TCE revela falhas estruturais e operacionais graves em unidades de saúde de Porto Velho

Uma nova rodada de fiscalizações foi realizada neste domingo (7/6), pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), em unidades de saúde est

Gente de Opinião Sexta-feira, 11 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)