Porto Velho (RO) domingo, 19 de maio de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Saúde

Profissionais de saúde participam de curso sobre prevenção



Técnicos e enfermeiros da rede municipal de Saúde, participarão de 21 a 25 de fevereiro, de um curso de qualificação em prevenção e tratamento de feridas e cuidados em úlceras crônicas. As aulas iniciaram nesta segunda-feira (21/02), no Centro de Formação Simone Araújo e serão realizadas em todo o período, de 08h às 12h e das 14h às 18h. A iniciativa é da secretaria municipal de Saúde (Semusa), numa parceria com os Conselhos Nacional e Regional de Enfermagem. O curso é ministrado pelos membros da Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (Sobenfee). A Semusa abriu vagas para enfermeiros de Itapuã do Oeste, Candeias do Jamari, Nova Mamoré e Guajará Mirim.
A doutora Roselee Pozzan, abriu a capacitação com o tema “Prevenção à Amputação de Diabéticos”. Segundo a médica, a prevalência de amputações em diabéticos é grande e isto pode ser prevenido. “Estes profissionais que atendem nas unidades de saúde da família, precisam estar preparados para atuarem de forma preventiva, para orientar o paciente diabético sobre a alimentação, os cuidados com os pés, até mesmo sobre a ida a manicure”, destacou.

Roselee apontou alguns dados do ministério da Saúde, que mostram que a atenção deve ser dobrada. De acordo com ela 80% dos casos de amputações são precedidos de úlceras; 15% dos diabéticos apresentam úlceras em algum momento de sua evolução e 50% das amputações poderiam ser prevenidas através de medidas simples. “Daí a necessidade de capacitação contínua. Cursos como este podem evitar que um atendimento ineficaz resulte numa amputação. Por isso é preciso capacitar e sensibilizar os profissionais de saúde para reconhecimento de pontos de risco e orientar o paciente para prevenção de lesões, fazer a intervenção precoce e identificar os casos que necessitam de encaminhamento.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Williames Pimentel, estas feridas que rompem a integridade cutâneo-mucosa, requerem não apenas cuidados específicos de tratamento da lesão, mas também a identificação e intervenção nas possíveis e múltiplas dimensões desse agravo, incluindo medidas de prevenção e de reabilitação. “Com este trabalho, acreditamos estar contribuindo para uma atenção à saúde mais humana, fraterna, solidária e competente”.

Marilzete Telles, instrutora do curso explica que os pacientes a serem atendidos pelo serviço serão os usuários das Unidades de Saúde, incluindo tanto os encaminhados à sala de curativos, quanto os inscritos no Programa de Saúde da Família. “O objetivo dessas recomendações é direcionar o trabalho de todos os profissionais envolvidos no cuidado às feridas crônicas. E esperamos que estas recomendações possam ajudar os profissionais a desempenhar suas competências, buscando sempre trabalhar em equipe e voltados para um objetivo comum, que é o da assistência integral às pessoas com feridas”, disse.

As aulas serão teóricas e práticas. Nos dias 23, 24 e 25, haverá oficinas práticas.

Fonte: Meiry Santos

Gente de OpiniãoDomingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia desponta nas primeiras posições nos indicadores de doação de órgãos

Rondônia desponta nas primeiras posições nos indicadores de doação de órgãos

O estado de Rondônia alcançou o 1º lugar no ranking nacional em número de potenciais doadores de órgãos, e o 2º lugar em número de doadores efetivos

Prefeitura de Porto Velho firma contrato com Hospital Santa Marcelina para realização de mais de 800 cirurgias eletivas

Prefeitura de Porto Velho firma contrato com Hospital Santa Marcelina para realização de mais de 800 cirurgias eletivas

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), firmou um contrato com o Hospital Santa Marcelina para realização de

Gente de Opinião Domingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)