Quarta-feira, 9 de maio de 2012 - 10h21
No último dia de palestras do I Fórum de Urgência e Emergência do Estado de Rondônia, realizado pelo Conselho Regional de Medicina de Rondônia – Cremero, o médico José Pinhata Otoch, responsável pelo Departamento de Cirurgia da Universidade de São Paulo – USP – falou sobre o tema traumatismo.
Segundo ele, atualmente os traumas são muito frequentes principalmente em decorrência dos acidentes de trânsito, numa demonstração involuntária de que, em termos de trânsito, Porto Velho enfrenta os mesmos problemas das grandes cidades. Alguns casos são traumas fatais, em outros casos o paciente vai precisar de procedimentos cirúrgicos e internação hospitalar por um longo tempo. “Essa é a importância de tocar e aprofundar o tema, os traumas sempre deixam seqüelas, mesmo que temporárias. Então é necessário prevenir”, reitera doutor Pinhata.
Dentre os assuntos explanados no I Fórum de Urgência e Emergência do Estado de Rondônia estão os traumatismos de pescoço e imobilização da coluna cervical, traumas nas extremidades, trauma torácico e atendimento ao paciente traumatizado. Segundo o doutor José Pinhata Otoch, mesmo os traumas menores causam sequelas. “As sequelas respiratórias são as mais frequentes e a mais importante de todas, embora não seja necessário o procedimento cirúrgico, é a dor. Mesmo que seja um trauma menor a dor está sempre presente, de longa duração e ainda que tenha medicação ela persiste”.
Com 31 anos de exercício da medicina, o doutor José Pinhata Otoch garante que a melhor forma de evitar os traumas é a conscientização. “Campanhas para conscientizar principalmente os condutores de veículos para que evitem os acidentes de trânsito, que hoje é um dos grandes causadores dos diversos tipos de traumas” explica.
O evento contou com ampla participação de médicos e acadêmicos de direito. Para o doutor Otoch, eventos desse porte são muito importantes e auxiliam os estudantes de medicina no exercício da profissão. “Neste Fórum participaram acadêmicos do 5º e 6º períodos. Nesta fase do curso eles já estão no Internato Médico, e é importante que participem de eventos assim para que estejam cada vez mais preparados para atender aos casos desta doença de alta prevalência na população”, analisa doutor Otoch.
O médico doutor José Pinhata Otoch é responsável pelo curso de Técnicas Cirúrgicas no 5º ano, Internato Médico no 6º ano, e Coordenador do Programa de Residência Médica em Cirurgia Geral da Universidade de São Paulo - USP.
Fonte: Cremero
Com quase tudo pronto, a reforma do Cemetron já chegou a 99% de execução. E o mais importante: sem que nenhum atendimento fosse interrompido. De aco
Corujão da Saúde oferece atendimento noturno e desafoga unidades de emergência
Com os atendimentos em horário estendido, oferecido pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde, o Corujão da Saúde acont
Transporte aeromédico do governo de Rondônia ajuda a salvar vidas de pacientes graves
O governo de Rondônia intensifica frentes de trabalho para salvar vidas, através do transporte aeromédico de pacientes graves e de órgãos para trans
Gestão Marcos Rocha realiza obra de ampliação do Hospital Regional de São Francisco do Guaporé
Em São Francisco do Guaporé, a ampliação do Hospital Regional com um novo bloco para pronto-socorro e ambulatórios representa um avanço na oferta de