Porto Velho (RO) quarta-feira, 9 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Saúde

Prefeitura segue com campanha de vacinação até o dia 13



A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe Influenza em Porto Velho iniciada no sábado, dia 30, já atingiu 30% da meta planejada, que é de 37 mil pessoas, entre idosos, crianças de seis a dois anos de idade, gestantes, idosos com mais de 60 anos e profissionais de saúde. Segundo a coordenadora da Divisão de Imunização da Semusa, enfermeira Luzanira da Costa, a participação no primeiro dia da campanha que encerra no próximo dia 13, superou a expectativa. “Como a campanha tem mais doze dias para acontecer,Prefeitura segue com campanha de vacinação até o dia 13 - Gente de Opinião muita gente acaba deixando para o último dia. Mas a quantidade de pessoas que procuram as unidades só no sábado, nos surpreendeu”, comentou Luzanira.

No primeiro dia, foram montados 67 pontos diferentes dentre escolas, igrejas, supermercados e associações, em toda a cidade, além das 27 unidades de saúde do município. “Só que a partir desta segunda feira apenas as unidades de saúde vão disponibilizar a vacina. Por isso a gente recomenda para que as pessoas procurem-nas o quanto antes para não causarem tumulto no último dia”, ressaltou.

Durante toda a semana o setor de imunização das unidades de saúde estarão funcionando de 8h as 17h30min. “Quem não quiser enfrentar fila e espera, procure logo as unidades, pois no último dia de campanha elas sempre lotam”, finalizou.

Segundo o secretário de Saúde do município, Williames Pimentel, a vacina contra a gripe se tornou um importante instrumento de prevenção. “Desde que esta vacinação contra a gripe no Brasil, iniciou houve uma redução de 60% nas internações por pneumonias decorrentes de gripe, daí a importância de comparecer às unidades e tomar a dose”, relata.

Meta nacional

A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% da população alvo, o que representa 23,8 milhões de pessoas. A vacina protege contra os três principais vírus que circularam no Hemisfério Sul em 2010 como o influenza (H1N1). Os grupos que serão imunizados são os que mais sofrem com as complicações da influenza, como pneumonias bacterianas e agravamento de doenças crônicas. A vacina contra o vírus da gripe reduz em até 45% o número de internações por pneumonias entre quem tem mais de 60 anos.

Recomendações

Nos casos de doenças agudas, moderadas ou graves, a recomendação é adiar a vacina até a resolução do quadro, com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações. E para quem vai doar sangue é recomendado um intervalo de 48h após a administração da vacina. A Semusa lembra ainda que é de suma importância levar a Caderneta de Vacinação para realizar o registro da vacina.

Fonte: Meiry Santos
Foto: Frank Néry

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 9 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Transporte aeromédico do governo de Rondônia ajuda a salvar vidas de pacientes graves

Transporte aeromédico do governo de Rondônia ajuda a salvar vidas de pacientes graves

O governo de Rondônia intensifica frentes de trabalho para salvar vidas, através do transporte aeromédico de pacientes graves e de órgãos para trans

Gestão Marcos Rocha realiza obra de ampliação do Hospital Regional de São Francisco do Guaporé

Gestão Marcos Rocha realiza obra de ampliação do Hospital Regional de São Francisco do Guaporé

Em São Francisco do Guaporé, a ampliação do Hospital Regional com um novo bloco para pronto-socorro e ambulatórios representa um avanço na oferta de

Domingo de fiscalização do TCE revela falhas estruturais e operacionais graves em unidades de saúde de Porto Velho

Domingo de fiscalização do TCE revela falhas estruturais e operacionais graves em unidades de saúde de Porto Velho

Uma nova rodada de fiscalizações foi realizada neste domingo (7/6), pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), em unidades de saúde est

Avanços na Saúde: governador Marcos Rocha entrega UTI e amplia serviços no Hospital de Guajará-Mirim

Avanços na Saúde: governador Marcos Rocha entrega UTI e amplia serviços no Hospital de Guajará-Mirim

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, inaugurou neste sábado (5) três novos serviços no Hospital Regional de Guajará-Mirim, Dr. Júlio Perez Antelo

Gente de Opinião Quarta-feira, 9 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)