Sexta-feira, 31 de janeiro de 2025 - 13h27
Cumprindo determinação do prefeito Léo Moraes, uma equipe de agentes de endemias, coordenados pelo secretário de Saúde, Jaime Gazola, realizou uma ação de prevenção e combate em áreas de maior índice de infestação do mosquito Aedes aegypti, segundo o Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa).
Durante a ação, os servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), seguiram pelas ruas do bairro Nova Porto Velho, localidade onde, conforme o último LIRAa, ficou registrado o maior índice de infestação. Segundo Jaime Gazola, esse trabalho é uma ação de grande relevância nos trabalhos de melhoria do sistema de saúde pública municipal, uma vez que age dentro de levantamentos detalhados de cada região, fazendo com que seja possível um eficaz trabalho de prevenção.
"A Semusa segue atuante na prevenção da proliferação da dengue, por esse motivo é necessário que os cidadãos façam a sua parte, recebendo os agentes de endemias em suas residências. Eles estarão devidamente uniformizados e acompanhados de uma equipe da Secretaria de Saúde. Juntos vamos frear o avanço da dengue em Porto Velho", declarou o secretário.
MONITORAMENTO
A ação realizada pela equipe da Semusa, faz parte do trabalho pós LIRAa, baseando-se no levantamento do ano anterior. De acordo com a subgerente do Núcleo de Controle de Endemias, Malária e Dengue da Semusa, Jussara Nobre, o LIRAa se divide no pré e no pós, uma vez que, após identificadas, as regiões com maior índice de dengue são revisitadas e têm os índices monitorados pela equipe da secretaria de saúde.
Ela também destacou que, através dessa atividade, é possível evitar possíveis surtos de dengue em determinados bairros ou regiões da cidade. Para Jussara, é necessário que a população tenha consciência do importante trabalho desempenhado no combate às endemias.
"Esse trabalho é realizado a cada dois meses, por esse motivo temos a oportunidade de acompanhar cada bairro de Porto Velho caso a caso. É através do LIRAa que conseguimos coletar os dados necessários para enfrentar a dengue em Porto Velho, por isso pedimos que recebam nossos agentes em suas casas", afirmou Jussara Nobre.
Cuidadosamente, os agentes de endemias visitam as casas e procuram potenciais focos da larva do mosquito da dengue, promovem instrução sobre as práticas necessárias para acabar com os focos, além de verificarem os números de pessoas que já foram contaminadas dentro de cada família. O primeiro LIRAa de 2025 começa no dia 10 de fevereiro.
Governo de Rondônia amplia repasses à saúde municipal e fortalece atendimento nos municípios
Entre 2019 e 2024, o governo de Rondônia aumentou os repasses financeiros aos 52 municípios do estado. Em 2019, o total transferido foi de R$ 7.367.
Governador Marcos Rocha avança com recursos aplicados diretamente nas ações de saúde dos municípios
Os 52 municípios de Rondônia receberam em 2024 mais de R$ 142.7 milhões do governo de Rondônia para aplicar na saúde. Um aumento de 1.837,34%, em co
Com objetivo de melhorar a qualidade, agilidade e eficiência do trabalho nos atendimentos dos serviços de saúde, a Prefeitura de Porto Velho, por meio
Nota de Esclarecimento da Sesau sobre um sinistro ocorrido no HB
A Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau) informa que, na noite desta quarta-feira (14/05), foi registrado um sinistro envolvendo uma das