Porto Velho (RO) domingo, 18 de maio de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Saúde

Prefeitura de Porto Velho amplia atendimentos do CEM com mais três especialidades médicas

A Prefeitura está trabalhando para trazer mais médicos especialistas para atender à população


CEM retoma consultas com ginecologista, oftalmologista e cardiologista - Gente de Opinião
CEM retoma consultas com ginecologista, oftalmologista e cardiologista

O Centro de Especialidades Médicas (CEM), há anos sem atendimentos nas áreas da ginecologia, oftalmologia e cardiologia, foi visitado pelo prefeito Léo Moraes, na quarta-feira (5), que na oportunidade anunciou as primeiras especialidades retomadas para atender à população.

O prefeito afirmou que essas mudanças são apenas o começo, pois segue trabalhando para trazer mais especialistas, não apenas para essa, mas para todas as unidades de saúde e diminuir a fila de espera o mais rápido possível. “Juntos, transformaremos nossa Porto Velho. São novidades que compartilhamos com os profissionais de saúde e a população”, anunciou Léo Moraes.

Prefeito afirmou que essas mudanças são apenas o começo Prefeito afirmou que essas mudanças são apenas o começo

“Há muito tempo não havia cirurgias de médicos especialistas no nosso município”, comentou o secretário da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Jaime Gazola. “Hoje, iniciaremos as consultas de oftalmologia, consultas de cirurgia geral, de cardiologia, que é uma demanda reprimida muito grande na nossa cidade. Para a população, isso significa qualidade de vida e de saúde”.

Gazola acrescentou que “pacientes que precisavam operar de hérnia e ou vesícula hoje vão ter acesso a essa cirurgia. Significa que pacientes cardiopatas e que teriam risco de infartar estarão com a sua pressão mais bem controlada. Significa maior qualidade e maior tempo de vida do nosso paciente também”, garantiu o titular da Semusa.

PACIENTES


Alberto Almeida Sena procurou o CEM para consulta com o ortopedistaAlberto Almeida Sena procurou o CEM para consulta com o ortopedista

Alberto Almeida Sena, que procurou o CEM para consulta ao ortopedista, comentou que está gostando muito das ações do prefeito Léo Moraes, em seu ponto de vista, está melhorando o atendimento nas unidades de saúde de Porto Velho. Sena elogiou os médicos do CEM, que são atenciosos e prestam ótimas assistências aos pacientes.

O aposentado Roberval da Silva Gomes, que aguardava para ser atendido pelo médico cardiologista da unidade, falou que tem acompanhado o trabalho do prefeito, cuja atenção também está focada no melhoramento da saúde e da qualidade de vida da população. Para ele, a nova gestão à frente da Prefeitura, está transformando Porto Velho para melhor.

Já o agente comunitário de saúde, Pedro Barroso Pinto, acompanhou um paciente de 93 anos, do distrito de São Carlos, para realizar eletrocardiograma, raio-x, no CEM de Porto Velho. “Conseguimos este atendimento pelo empenho da direção da unidade, que graças à gestão do prefeito Léo Moraes, foi retomado. Aproveito e parabenizo o prefeito por realizar, em tão pouco tempo de mandato, um excelente trabalho e quem ganha com isso é a população”, disse.

ATENDIMENTOS

O gerente do CEM fala das novidades, e com entusiasmo acredita que agora a saúde vai melhorar O gerente do CEM fala das novidades, e com entusiasmo acredita que agora a saúde vai melhorar

Conforme o gerente do CEM, José Maria Martins, a unidade conta com médicos nas áreas da cardiologia, ortopedia, urologia, nematologia e ginecologia e agora oftalmologia. O atendimento é iniciado a partir das 7h15, quando é feita a triagem dos pacientes. “Estamos gostando muito da atuação do prefeito Léo Moraes, que reativou o atendimento de oftalmo, que estava parado, mas agora atende, segunda-feira pela manhã e à noite e terça-feira à noite. Nesta gestão às ações estão fluindo e temos certeza, se continuar neste ritmo, a saúde vai melhorar muito”.

O médico ortopedista Juan Carlos Muniz Rivas, que se formou em outro estado, mas voltou para Rondônia para trabalhar e oferecer um serviço de qualidade de saúde para a população de Porto Velho, por meio do CEM. Sobre a gestão do prefeito Léo Moraes, doutor Rivas ressaltou que as mudanças são palpáveis e citou como exemplo, a instalação do aparelho de mamografia.

O retorno dos exames de mamografia pela rede pública municipal, após a máquina que presta esse serviço ficar parada por dois anos, é uma das ações que contemplam a série de medidas tomadas pela Prefeitura de Porto Velho visando a melhoria do sistema de saúde municipal.

Gente de OpiniãoDomingo, 18 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia amplia repasses à saúde municipal e fortalece atendimento nos municípios

Governo de Rondônia amplia repasses à saúde municipal e fortalece atendimento nos municípios

Entre 2019 e 2024, o governo de Rondônia aumentou os repasses financeiros aos 52 municípios do estado. Em 2019, o total transferido foi de R$ 7.367.

Governador Marcos Rocha avança com recursos aplicados diretamente nas ações de saúde dos municípios

Governador Marcos Rocha avança com recursos aplicados diretamente nas ações de saúde dos municípios

Os 52 municípios de Rondônia receberam em 2024 mais de R$ 142.7 milhões do governo de Rondônia para aplicar na saúde. Um aumento de 1.837,34%, em co

Prefeitura entrega 349 tablets para modernizar o trabalho dos agentes comunitários de saúde de Porto Velho

Prefeitura entrega 349 tablets para modernizar o trabalho dos agentes comunitários de saúde de Porto Velho

Com objetivo de melhorar a qualidade, agilidade e eficiência do trabalho nos atendimentos dos serviços de saúde, a Prefeitura de Porto Velho, por meio

Nota de Esclarecimento da Sesau sobre um sinistro ocorrido no HB

Nota de Esclarecimento da Sesau sobre um sinistro ocorrido no HB

A Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau) informa que, na noite desta quarta-feira (14/05), foi registrado um sinistro envolvendo uma das

Gente de Opinião Domingo, 18 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)