Porto Velho (RO) domingo, 19 de maio de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Saúde

Pediatra alerta para importância de uma vida saudável com aumento da expectativa de vida



No Dia das Crianças, uma alerta para os pais: é preciso mudar o estilo de vida para que os filhos tenham boa qualidade de vida quando adultos e na velhice. A recomendação é do médico e integrante da Sociedade Brasileira de Pediatria, Jayme Murahovischi.

Para o pediatra, os adultos têm de assumir o compromisso de abandonar maus hábitos em prol dos filhos, como fumar, por exemplo. “É um obrigação deles com os filhos”, disse Murahovischi.

Ele também acredita que é papel dos pediatras dar orientações aos pais sobre qualidade de vida. “Quando meus pacientes vão ao consultório, sempre faço uma aula de educação e saúde”, completou o médico ao participar hoje (12) do encerramento do 34º Congresso Brasileiro de Pediatria, em Brasília.

Segundo Murahovischi, os fatores que mais influenciam a qualidade de vida de uma pessoa são a obesidade, hipertensão, alteração do colesterol, osteoporose, vida sedentária e o estresse.

O pediatra lembra que as estatísticas já indicam que o brasileiro está vivendo mais. De acordo com o Instituto Brasilieiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa média do brasileiro passou de 69 anos em 1997 para 72 anos em 2007.

Mas, num contexto em que a população brasileira caminha para a longevidade, o importante, alerta o médico, é ter um ambiente que lhe permita ter uma boa vida. “Não adianta ter longevidade sem qualidade de vida.” 

Carolina Pimentel/Agência Brasil

Gente de OpiniãoDomingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia desponta nas primeiras posições nos indicadores de doação de órgãos

Rondônia desponta nas primeiras posições nos indicadores de doação de órgãos

O estado de Rondônia alcançou o 1º lugar no ranking nacional em número de potenciais doadores de órgãos, e o 2º lugar em número de doadores efetivos

Prefeitura de Porto Velho firma contrato com Hospital Santa Marcelina para realização de mais de 800 cirurgias eletivas

Prefeitura de Porto Velho firma contrato com Hospital Santa Marcelina para realização de mais de 800 cirurgias eletivas

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), firmou um contrato com o Hospital Santa Marcelina para realização de

Gente de Opinião Domingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)