Sexta-feira, 28 de julho de 2023 - 13h21

Como parte da extensa programação de eventos alusivos ao
“Julho Amarelo”, quando se realiza a campanha nacional de conscientização sobre
as hepatites virais, que são doenças que atacam o fígado, a Agência Estadual de
Vigilância em Saúde – Agevisa, juntamente com o município de Porto Velho,
promoveu nesta quinta-feira (27), um dia de atividades na Unidade de Saúde da
Família Renato Medeiros, localizada na Rua Magno Arsolino, nº 1456, Bairro
Cidade do Lobo, zona Sul da Capital.
Foram
desenvolvidas diversas ações como oficina de produção de hipoclorito caseiro,
consultas médicas, testes rápidos, distribuição de preservativos masculinos e
femininos, vacinas e palestras sobre prevenção à doença.
A
campanha “Julho Amarelo” é realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com
estados, municípios e organizações não governamentais. O objetivo é promover a
prevenção das hepatites virais, informar a população sobre os sintomas e riscos
da doença, e incentivar a realização de exames de diagnóstico.
Ao
parabenizar os profissionais e entidades envolvidas na campanha do “Julho
Amarelo”, o diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima disse que,
“este ano está havendo uma grande mobilização e engajamento nas várias ações,
tão importantes para a saúde pública. Diagnosticar a hepatite precocemente é a
melhor forma de obter maiores chances de eficácia com o tratamento”, concluiu.
PROGRAMAÇÃO
Segundo
a coordenadora técnica estadual das hepatites virais da Agevisa, Francilene
Alves de Miranda, a programação de atividades teve início no dia 6 de julho e
segue até o dia 11 de agosto. Nesta sexta-feira, em parceria com equipe de
profissionais do Pronto Socorro João Paulo II, haverá palestras pela manhã na
unidade de Assistência Médica Intensiva – AMI, na zona Sul, e à tarde no João
Paulo II. De acordo com Francilene Miranda, ao longo do mês de julho, equipe do
Cemetron e da Agevisa estão fazendo testes rápidos para hepatite B e C, e para
HIV e sífilis, em servidores.
A
programação segue no sábado (29), na unidade de saúde José Adelino e na
segunda-feira (31), na Base Aérea. No dia 11 de agosto, em parceria com uma
instituição de ensino superior e a Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, haverá
testagem rápida, ciclo de palestras e orientações, além da distribuição de
preservativos masculinos e femininos para acadêmicos da área de saúde de
instituições de ensino superior.
Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Nova vacina contra pneumonia chega ao SUS e amplia proteção infantil
Uma doença que ainda provoca internações e pode ter consequências graves, principalmente entre crianças pequenas e idosos, agora ganha um importante r

Unidades de pronto atendimento de Porto Velho ficam vazias durante jogo do Brasil
Historicamente considerado um período que exige atenção redobrada dos serviços de urgência e emergência, os dias de jogos da Copa do Mundo têm apres

Transformar momentos delicados em lembranças repletas de amor e esperança. Com esse propósito, o governo de Rondônia lançou o projeto “Amor em Fotos

O governo de Rondônia, por meio do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Conepod), em parceria com uma Instituição de Ensino Superio
Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)