Porto Velho (RO) segunda-feira, 13 de maio de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Saúde

Opinião: A pior droga, o álcool


 

Qualquer pesquisa sobre drogas “legais” e condenadas por lei é prejudicada pelo temor dos usuários de dar pistas ou virtualmente fazer a confissão quanto ao cometimento de contravenção. No entanto, ainda assim é preciso estudar a realidade no ambiente escolar, cercando as aferições do máximo de cuidado para chegar a resultados que permitam compreender as situações para sugerir as melhores opções e correção de rumos.

Este é o caso de uma consulta inédita promovida por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), determinando a coleta de dados sobre o consumo de drogas entre estudantes de escolas privadas paulistanas. O estudo teve a participação de 5.226 alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental e dos três anos do ensino médio, em 37 escolas.

Segundo avaliação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), que apoiou a pesquisa, de todas as drogas o álcool se mostrou, de longe, a mais usada: 40% dos estudantes haviam bebido no mês anterior à pesquisa, enquanto 10% haviam consumido tabaco, a segunda droga mais prevalente. O álcool é também a droga que começa a ser consumida mais cedo, com média de idade de 12,5 anos. Dentre esses e outros dados, alguns até surpreendentes, destaca-se um, em especial: o primeiro consumo de álcool ocorreu em casa para a maior parte dos entrevistados: 46%.

Segundo a coordenadora do estudo, Ana Regina Noto, pesquisadora do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid), um dos dados que mais chamaram a atenção no levantamento é que, no ensino médio, 33% dos alunos consumiram álcool no padrão conhecido como binge drinking – ou “beber pesado episódico” – no mês anterior à pesquisa.

 O comportamento binge se caracteriza pelo consumo, na mesma ocasião, de cinco ou mais doses de 14 gramas de etanol – valor correspondente a cinco latas de cerveja (ou copos de vinho ou doses de bebida destilada). “O estudo revelou padrões de consumo que merecem atenção entre os estudantes da rede particular, em especial em relação ao álcool. Um terço dos alunos do ensino médio relatou prática de binge drinking no mês anterior ao estudo, o que é uma porcentagem extremamente elevada.

Gente de Opinião

Fonte: Carlos Sperança - [email protected]
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV / Eventos
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube  / Turismo   /  Imagens da História

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 13 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Palestra online promovida pela Emeron discutirá causas, sintomas, diagnóstico e tratamento da endometriose

Palestra online promovida pela Emeron discutirá causas, sintomas, diagnóstico e tratamento da endometriose

O Tribunal de Justiçad e Rondôpnia, por meio da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron), realiza nesta sexta-feira, 10 de maio, das 12

CAARO ultrapassa a marca de 1.500 pessoas vacinadas durante campanha de imunização em Rondônia

CAARO ultrapassa a marca de 1.500 pessoas vacinadas durante campanha de imunização em Rondônia

Em um esforço conjunto para proteger a saúde da advocacia de Rondônia, a Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (CAARO) destaca com orgulho

Gente de Opinião Segunda-feira, 13 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)