Porto Velho (RO) domingo, 19 de maio de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Saúde

Mutirão do Cartão SUS assegura acesso da população



Até mesmo quem possui plano de saúde precisa do cartão SUS é o que diz a diretora do Departamento de Auditoria e Controle (DAC) Caris Regina Valença ao convidar a população para o segundo dia do mutirão que será na Zona Leste da cidade.

O plano de saúde não dá garantias de acesso a todos os exames, principalmente em tratamentos mais complexos. "Há momentos que mesmo quem tem plano de saúde precisa da rede pública para fazer exames que o convênio médico não possui . E para ter acesso ao atendimento e poder realizar os exames, que são chamados de alta e média complexidade, é indispensável o cartão nacional do SUS", conclui.

O mutirão começou semana passada na zona Sul da cidade e durante sete horas fez a inclusão as pessoas que compareceram com RG e CPF ou Certidão de Nascimento.A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) já cadastrou 68% dos portovelhenses e pretende atingir a meta de 60.000 pessoas até o dia 26, com mutirão e pólos de cadastramento espalhados semanalmente em cada zona da cidade.

A beneficiada nesta segunda etapa é a Unidade de Saúde Hernandes Índio, na Zona Leste, que partir das 8h da manhã começa a fazer o cadastramento. O propósito do mutirão é garantir a população o acesso ao cartão nacional do SUS que é essencial para a realização de exames e a partir do mês de outubro será obrigatório a apresentação para consultas na rede do SUS.

O
 paciente que possui o cartão SUS tem agilidade em seu atendimento tanto durante consultas de rotina, como em emergência e urgência. E se necessário a transferência para tratamento em outro Estado ou município o cartão SUS agiliza o processo.

O mutirão terá como pólo a Unidade de Saúde Hernandes Índio e haverá outros subpolos distribuídos na região. O mutirão começa às 8h da manhã e vai até 15h na rua Mamoré, s/n. bairro Teixeirão.

Fonte: Renata Pimentel
 

Gente de OpiniãoDomingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia desponta nas primeiras posições nos indicadores de doação de órgãos

Rondônia desponta nas primeiras posições nos indicadores de doação de órgãos

O estado de Rondônia alcançou o 1º lugar no ranking nacional em número de potenciais doadores de órgãos, e o 2º lugar em número de doadores efetivos

Prefeitura de Porto Velho firma contrato com Hospital Santa Marcelina para realização de mais de 800 cirurgias eletivas

Prefeitura de Porto Velho firma contrato com Hospital Santa Marcelina para realização de mais de 800 cirurgias eletivas

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), firmou um contrato com o Hospital Santa Marcelina para realização de

Gente de Opinião Domingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)