Porto Velho (RO) domingo, 19 de maio de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Saúde

MP expede recomendação para garantir pleno funcionamento da saúde


 
O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça da Proteção e Defesa do Consumidor e da Saúde, expediu recomendação à Secretaria de Estado da Saúde a fim de que seja viabilizada a imediata contratação emergencial de enfermeiros e técnicos em enfermagem para suprir, por ora, a falta de profissionais nos hospitais da rede pública. A recomendação foi recebida pelo Secretário de Estado de Saúde, Milton Moreira, na tarde desta quarta-feira, 10 de junho, durante reunião com o Promotor de Justiça da Saúde, Hildon de Lima Chaves, na sede do Ministério Público. A reunião teve a participação de diretores de Hospitais e unidades de saúde estaduais.

Na recomendação foi requisitada ainda a adoção de providências necessárias ao cumprimento da lei de silêncio na porta dos hospitais, bem como do livre acesso de ambulâncias e fluência regular do trânsito e, se necessário, seja requisitada força policial para esse fim. Pede-se ainda que seja expedida, em caráter excepcional, a atuação de estagiários, devidamente acompanhados de seus preceptores, a fim de melhorar as condições básicas de atendimento de baixa complexidade e ainda a instauração de procedimentos administrativos disciplinares contra os grevistas faltosos e que venham a cometer excessos, bem como responsabilização criminal, se for o caso.

Por fim, visando resguardar a ordem pública e o efetivo cumprimento da recomendação, o Ministério Público requisitou ao secretário de Estado da Saúde, Milton Moreira, no prazo improrrogável de 48 horas, informações detalhadas quanto às providências adotadas pela Sesau em relação à recomendação.

Fábia Assumpção MTE/372/AL
Fonte: Ascom MPRO

Gente de OpiniãoDomingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia desponta nas primeiras posições nos indicadores de doação de órgãos

Rondônia desponta nas primeiras posições nos indicadores de doação de órgãos

O estado de Rondônia alcançou o 1º lugar no ranking nacional em número de potenciais doadores de órgãos, e o 2º lugar em número de doadores efetivos

Prefeitura de Porto Velho firma contrato com Hospital Santa Marcelina para realização de mais de 800 cirurgias eletivas

Prefeitura de Porto Velho firma contrato com Hospital Santa Marcelina para realização de mais de 800 cirurgias eletivas

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), firmou um contrato com o Hospital Santa Marcelina para realização de

Gente de Opinião Domingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)