Porto Velho (RO) domingo, 19 de maio de 2024
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Saúde

Médicos se aperfeiçoam no tratamento e prevenção de doenças do coração


  

Consideradas pelos especialistas um dos males que mais aflige o homem na atualidade, as doenças cardiovasculares serão tema do programa de Educação Médica Continuada do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero), que tem início nesta sexta-feira (29) e se estende até domingo (31), em Porto Velho.

Sob a orientação dos professores especialistas Lair Cobianchi, Altamiro Reis da Costa e Oscar Pereira Dutra, cerca de 50 médicos da Capital e do interior debaterão e renovarão conhecimentos a respeito da epidemiologia das doenças cardiovasculares, fatores de risco e prevenção primária da doença, dentre outros assuntos.

O curso, que é resultado da parceria do Cremero com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, seção Rondônia, é totalmente gratuito, segundo explica a presidente do Cremero, pediatra Inês Motta.

“Desde o ano passado, em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), temos realizado uma série de cursos visando manter o médico rondoniense atualizado e em contato com as novas tecnologias. É uma forma de manter a qualidade no atendimento à saúde. Ganha o médico, que se aprimora, e ganha a população, que tem um atendimento de primeiro mundo”, acentua a presidente.

O curso será realizado no auditório do Cremero, com início às 18h desta sexta-feira. Os temas serão tratados em módulos. No primeiro módulo serão debatidas questões referentes à ‘epidemiologia e prevenção’. No módulo, dois o tema é ‘aterosclerose’. No terceiro módulo, a abordagem é sobre  ‘doença coronária’. A ‘insuficiência cardíaca’ é pauta para o quarto módulo, e no quinto e último módulo o assunto do curso é hipertensão arterial.

Depois da apresentação dos professores, a cada módulo, serão abertas discussões para troca de opiniões e experiência entre os médicos. 


O professores

Lair Cobianchi, além de ser mestre em cardiologia, é cardiologista intensivista do pós-operatório de cirurgia cardíaca. Ele atua ainda como diretor do corpo clínico do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul, da Fundação Universitária de Cardiologia (IC-FUC). 

O segundo professor, Altamiro Reis da Costa, também é cardiologista intensivista do pós-operatório de cirurgia cardíaca. Ele é responsável pelo Ambulatório de Hipertensão e membro permanente do Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul, da Fundação Universitária de Cardiologia (IC-FUC).

Já Oscar Pereira Dutra é cardiologista-chefe e intensivista da UTI coronariana do Instituto de Cardiologia do RS - Fundação Universitária de Cardiologia (IC-FUC). Ele foi presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia - RS (de 2002 a 2003) e vice-presidente de 2007 a 2008.

Fonte: Cremero

 

Gente de OpiniãoDomingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia desponta nas primeiras posições nos indicadores de doação de órgãos

Rondônia desponta nas primeiras posições nos indicadores de doação de órgãos

O estado de Rondônia alcançou o 1º lugar no ranking nacional em número de potenciais doadores de órgãos, e o 2º lugar em número de doadores efetivos

Prefeitura de Porto Velho firma contrato com Hospital Santa Marcelina para realização de mais de 800 cirurgias eletivas

Prefeitura de Porto Velho firma contrato com Hospital Santa Marcelina para realização de mais de 800 cirurgias eletivas

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), firmou um contrato com o Hospital Santa Marcelina para realização de

Gente de Opinião Domingo, 19 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)