Quarta-feira, 22 de novembro de 2006 - 06h14
Com o intuito de informar mães e filhos maneiras de prevenir acidentes através de palestras, começou nesta terça-feira,21, 14h00, no Sesc Escola, a 1ª Campanha de Prevenção promovida pela Liga do Trauma das Faculdades Integradas Aparício Carvalho FIMCA.
Segundo o coordenador do Curso de Medicina da FIMCA, professor Rodrigo Bastos, o objetivo da Liga do Trauma é informar e ao mesmo tempo mostrar procedimentos eficazes na prevenção de acidentes domésticos e exemplificou os mais comuns como, envenenamento, queimaduras, choque elétrico e quedas.
Ele ainda destacou que "em Porto Velho temos muitos ciclistas e os pais passeiam carregando a criança naquela cestinha que fica na parte frontal da bicicleta, isto representa um grande perigo e existem ainda aqueles que levam os filhos no colo enquanto estão dirigindo. É preciso conscientizar os pais e outros parentes que lugar de criança de colo é na cadeirinha apropriada no banco de trás do carro. A prevenção é para todas as classes sociais".
"A melhor forma de prevenção é a conscientização",afirmou Rodrigo, que enfatizou "pois acidentes podem causar seqüelas permanentes e também a morte".
O coordenador informou que a Liga do Trauma, fundada há pouco mais de dois meses, é a segunda da região, sendo a primeira em Manaus, e que uma parte da Liga é direcionada para a prevenção a cargo da diretora, a acadêmica Francielle Alba, que tem a incumbência de mensalmente organizar uma campanha de prevenção, seguindo um cronograma anual de atividades.
A iniciativa contribui para o engrandecimento do Curso de Medicina da FIMCA e a participação dos acadêmicos nestes eventos também contribui para que a Liga do Trauma cresça ainda mais.
Governo de Rondônia amplia repasses à saúde municipal e fortalece atendimento nos municípios
Entre 2019 e 2024, o governo de Rondônia aumentou os repasses financeiros aos 52 municípios do estado. Em 2019, o total transferido foi de R$ 7.367.
Governador Marcos Rocha avança com recursos aplicados diretamente nas ações de saúde dos municípios
Os 52 municípios de Rondônia receberam em 2024 mais de R$ 142.7 milhões do governo de Rondônia para aplicar na saúde. Um aumento de 1.837,34%, em co
Com objetivo de melhorar a qualidade, agilidade e eficiência do trabalho nos atendimentos dos serviços de saúde, a Prefeitura de Porto Velho, por meio
Nota de Esclarecimento da Sesau sobre um sinistro ocorrido no HB
A Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau) informa que, na noite desta quarta-feira (14/05), foi registrado um sinistro envolvendo uma das