Porto Velho (RO) terça-feira, 24 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Saúde

Indígenas são qualificados para diagnosticar malária


Termina amanhã (11) a "Oficina de atualização em microscopia da malária", realizada pela  Coordenação Regional da Funasa de Rondônia (Core-RO), com objetivo de aprimorar as técnicas de microscopia utilizadas nas aldeias, pelos Agentes Indígenas de Saúde (AIS).

A oficina começou no dia primeiro deste mês, e conta com a participação de 14 AIS, que atuam nas aldeias localizadas em Porto Velho, Humaitá, Guajará-Mirim e Ji-Paraná. Estes agentes são responsáveis pelo diagnóstico de malária, identificação dos parasitas causadores da doença e ações de epidemiologia, nas áreas de risco.

Aspectos de biossegurança, técnicas de gota espessa, identificação de lâminas, métodos de coloração, limpeza e manutenção de do microscópio e noções terapêuticas, fazem parte do conteúdo programático do treinamento, que possui uma carga horária de 80 horas, distribuída entre aulas teóricas e práticas.

A oficina foi ministrada pelos técnicos do Laboratório Central de Medicamentos (Lacen), Ilnildis Joviniano Braga, Iracema da Silva Mello, Selma Lúcia Souza e Maria Francisca dos Santos, com apoio dos profissionais do Setor de Endemias da Funasa/RO, Amarildo Barroso, Carlos Alberto Ramos e Willes de Almeida.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 24 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Unidade de Saúde de Vila Teotônio é reinaugurada após reforma completa

Unidade de Saúde de Vila Teotônio é reinaugurada após reforma completa

A Unidade de Saúde Vila Teotônio, localizada na zona rural de Porto Velho, foi oficialmente entregue nesta sexta-feira (20), completamente reformada.

Em pleno ponto facultativo, o TCE-RO vai a campo, encontra avanços e falhas em unidades de saúde de Porto Velho

Em pleno ponto facultativo, o TCE-RO vai a campo, encontra avanços e falhas em unidades de saúde de Porto Velho

Mesmo durante o ponto facultativo do feriado de Corpus Christi, o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) esteve em campo, nesta sexta-fei

Governo de RO avança em operação de resgate do Barco Hospital Walter Bartolo no Rio Mamoré

Governo de RO avança em operação de resgate do Barco Hospital Walter Bartolo no Rio Mamoré

Segue a operação de resgate da Unidade de Saúde Social Fluvial Walter Bartolo, no Rio Mamoré, no município de Guajará-Mirim. O barco hospital, respo

ASSDACO comemora sucesso da campanha de prevenção contra o câncer em Costa Marques

ASSDACO comemora sucesso da campanha de prevenção contra o câncer em Costa Marques

No último final de semana, a equipe da Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) esteve no município de Costa Marques para mais u

Gente de Opinião Terça-feira, 24 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)