Porto Velho (RO) terça-feira, 24 de junho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Saúde

Indígenas participam de curso sobre saneamento


Indígenas de várias aldeias atendidas pelo Distrito Sanitário Especial Indígena de Vilhena, órgão executivo da  Coordenação Regional da Funasa (Core-RO), começam hoje na fazenda Montovani, em Pimenta Bueno, a etapa final do  curso de Agentes Indígenas de Saúde (Aisan).

Ao final do curso, programado para terminar no próximo dia 31, os participantes estarão aptos para atuar na identificação e solução de problemas relacionados a doenças causadas pela falta de saneamento básico, nas aldeias.

Entre as atividades desempenhadas pelos que serão desempenhadas pelos novos Aisans, estão: operação dos sistemas de abastecimento de água instalados nas aldeias; manutenção dos sistemas de esgoto; orientação do uso dos módulos sanitários individuais; levantamentos de dados cadastrais; ações de educação em saúde e ambiental.

O indígena Roberto Nhan-Pá, elogiou a iniciativa da Funasa, principalmente, por optar em capacitar o próprio índio para trabalhar como Agente de Saneamento. "Nós conhecemos como ninguém a realidade de nossas aldeias. A minha expectativa é de repassar todos os conhecimentos adquiridos durante o curso, aos meus parentes", ressaltou.

Que questões como limpeza e coleta de lixo precisam acontecer nas aldeias, enfatizou o índio João Tenharin, um dos 17 alunos do curso. Ele afirmou ainda, que a capacitação é de suma importância para a melhoria da saúde nas comunidades.

Segundo o coordenador regional, Josafá Marreiro, um grupo de 17 indígenas de aldeias atendidas pelo do Dsei Porto Velho, também encontra-se em fase de conclusão do curso, que acontece em Guajará-Mirim.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoTerça-feira, 24 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Unidade de Saúde de Vila Teotônio é reinaugurada após reforma completa

Unidade de Saúde de Vila Teotônio é reinaugurada após reforma completa

A Unidade de Saúde Vila Teotônio, localizada na zona rural de Porto Velho, foi oficialmente entregue nesta sexta-feira (20), completamente reformada.

Em pleno ponto facultativo, o TCE-RO vai a campo, encontra avanços e falhas em unidades de saúde de Porto Velho

Em pleno ponto facultativo, o TCE-RO vai a campo, encontra avanços e falhas em unidades de saúde de Porto Velho

Mesmo durante o ponto facultativo do feriado de Corpus Christi, o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) esteve em campo, nesta sexta-fei

Governo de RO avança em operação de resgate do Barco Hospital Walter Bartolo no Rio Mamoré

Governo de RO avança em operação de resgate do Barco Hospital Walter Bartolo no Rio Mamoré

Segue a operação de resgate da Unidade de Saúde Social Fluvial Walter Bartolo, no Rio Mamoré, no município de Guajará-Mirim. O barco hospital, respo

ASSDACO comemora sucesso da campanha de prevenção contra o câncer em Costa Marques

ASSDACO comemora sucesso da campanha de prevenção contra o câncer em Costa Marques

No último final de semana, a equipe da Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) esteve no município de Costa Marques para mais u

Gente de Opinião Terça-feira, 24 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)