Porto Velho (RO) domingo, 21 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Saúde

Hospital de Guajará-Mirim será a primeira unidade hospitalar sustentável de Rondônia


 A unidade se destaca como pioneira na adoção de práticas inovadoras em sustentabilidade - Gente de Opinião
A unidade se destaca como pioneira na adoção de práticas inovadoras em sustentabilidade

O edifício do Hospital de Guajará-Mirim, em fase de construção, com previsão de entrega para outubro, está sendo projetado para otimizar o uso de água e energia, contando ainda com uma estação própria de tratamento de esgoto hospitalar. A unidade é a pioneira na adoção de práticas inovadoras em sustentabilidade, e assim, vai resultar na redução dos custos operacionais.

O Hospital Regional de Guajará-Mirim ocupa uma área total de 4.674 metros quadrados, oferecendo uma capacidade de 84 leitos, que incluem leitos de enfermaria, para lactantes e crianças. Além disso, a estrutura contemplará dois consultórios, três salas para partos normais, uma para partos cirúrgicos e duas salas para cirurgias.

De acordo com o titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, as obras estão sendo conduzidas de maneira sustentável, visando o benefício coletivo e a otimização dos recursos financeiros.

SUSTENTABILIDADE

Diversas medidas sustentáveis serão implementadas, incluindo a instalação de brises e esquadrias com maior abertura para aproveitar a luz natural. A iluminação será feita por lâmpadas de LED, enquanto placas fotovoltaicas serão empregadas no aquecimento dos chuveiros. A utilização de torneiras com arejador permitirá uma economia de até 70% no consumo de água. O projeto também contempla um sistema de captação de água da chuva, que será reutilizada nas torneiras externas, além de estratégias bioclimáticas como ventilação natural e sombreamento.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a obra vai trazer inovação no setor, como sustentabilidade e ampliação no atendimento à saúde no Estado, e nas regiões fronteiriças.

A fiscalização da obra está a cargo do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops), organismo das Nações Unidas (ONU), especializado em infraestrutura e gestão de projetos, e que mantém um acordo de cooperação técnica internacional com o Governo do Estado para aprimoramento da infraestrutura hospitalar em Rondônia.

Gente de OpiniãoDomingo, 21 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Unidades de pronto atendimento de Porto Velho ficam vazias durante jogo do Brasil

Unidades de pronto atendimento de Porto Velho ficam vazias durante jogo do Brasil

Historicamente considerado um período que exige atenção redobrada dos serviços de urgência e emergência, os dias de jogos da Copa do Mundo têm apres

Hospital de Base inicia projeto “Amor em Fotos” e recém-nascidos internados recebem ensaios fotográficos afetivos

Hospital de Base inicia projeto “Amor em Fotos” e recém-nascidos internados recebem ensaios fotográficos afetivos

Transformar momentos delicados em lembranças repletas de amor e esperança. Com esse propósito, o governo de Rondônia lançou o projeto “Amor em Fotos

Projeto “Sorriso que Transforma” leva atendimento odontológico às Comunidades Terapêuticas em Porto Velho

Projeto “Sorriso que Transforma” leva atendimento odontológico às Comunidades Terapêuticas em Porto Velho

O governo de Rondônia, por meio do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Conepod), em parceria com uma Instituição de Ensino Superio

Tecnologia e educação se unem em ação de prevenção do câncer em escolas municipais

Tecnologia e educação se unem em ação de prevenção do câncer em escolas municipais

A Unidade Móvel de Educação da Liga de Combate ao Câncer (LCC), integrante da Unidade de Prevenção do Hospital de Amor, esteve na manhã desta quinta

Gente de Opinião Domingo, 21 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)