Porto Velho (RO) sexta-feira, 11 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Saúde

Hiperidrose: suor excessivo tem cura


A hiperidrose é uma desordem caracterizada por suor excessivo e ocorre geralmente nas mãos e axilas, mas também pode se manifestar em outras regiões do organismo, como na face e no couro cabeludo e nos pés. Em alguns indivíduos, o suor intenso torna-se incontrolável, podendo causar problemas profissionais, sociais e até mesmo psicológicos, levando a sérios constrangimentos.

“Sem dúvida é possível melhorar a qualidade de vida de quem transpira em regiões específicas do corpo como mãos e axilas”, afirma o cirurgião torácico dr. Ricardo Mingarini Terra, médico assistente do Serviço de Cirurgia Torácica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e membro da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT).

Há três formas de tratamento, explica o especialista, conforme o grau de incômodo que a sudorese proporciona ao indivíduo. Para casos mais amenos, em que o suor se excede apenas em períodos mais quentes, o tratamento medicamentoso – que age nos transmissores neurais e inibem a transmissão do impulso nervoso até as glândulas sudoríparas – é considerado uma boa opção, particularmente em pacientes com hiperidrose axilar.

“Os remédios não são totalmente específicos, portanto uma dose elevada pode oferecer alguns efeitos colaterais, como boca seca, retenção urinária e constipação. Cerca de 30% dos pacientes têm redução do sintoma de forma efetiva. Para os outros 70%, sem resposta ao tratamento, pode ser indicada a cirurgia”.
 

Simpatectomia

A simpatectomia é uma cirurgia minimamente invasiva, simples e efetiva, indicada a pacientes que suam em excesso nas mãos, axilas ou couro cabeludo e se sentem constantemente incomodados.

“São raríssimos os casos em que as regiões não ficam realmente secas”, comenta dr. Ricardo.

Entretanto, como qualquer procedimento cirúrgico, devem ser analisadas as vantagens e desvantagens. O benefício, sem dúvida, é a alta efetividade que a cirurgia oferece; já os contras englobam o fato de ser um procedimento cirúrgico – apesar de apresentar baixas chances de complicações – e a possibilidade de ocorrência da chamada sudorese compensatória.

“Como o próprio nome diz, a despeito da diminuição do volume de suor na região operada, outras partes do corpo, normalmente barriga e costas, podem ter volume de transpiração aumentado. Assim, é necessária uma detalhada conversa com o paciente durante as consultas que precedem a cirurgia.”
 

Botox

Outra estratégia utilizada para combater a hiperidrose é a aplicação de toxina botulínica, popularmente conhecida como botox. Segundo dr. Ricardo, a técnica também é bastante eficaz, principalmente na região da axila, apesar de ser um tratamento dolorido.

O método é temporário, explica dr. Ricardo, afirmando que o paciente permanece sem a sudorese por alguns meses. A tendência, portanto, é utilizar o botox como um controle da hiperidrose.

“É importante esclarecer que o especialista adequado para tratar a hiperidrose é o cirurgião torácico, plenamente capaz de informar e orientar os pacientes que sofrem da doença. Assim, creio que difundir tais conhecimentos à sociedade é de extrema relevância, já que existem ótimas alternativas para este incômodo”, finaliza dr. Ricardo.

Fonte: Acontece Comunicação e Notícias
Chico Damaso, Monica Kulcsar, Juliana Machado

Gente de OpiniãoSexta-feira, 11 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Corujão da Saúde oferece atendimento noturno e desafoga unidades de emergência

Corujão da Saúde oferece atendimento noturno e desafoga unidades de emergência

Com os atendimentos em horário estendido, oferecido pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde, o Corujão da Saúde acont

Transporte aeromédico do governo de Rondônia ajuda a salvar vidas de pacientes graves

Transporte aeromédico do governo de Rondônia ajuda a salvar vidas de pacientes graves

O governo de Rondônia intensifica frentes de trabalho para salvar vidas, através do transporte aeromédico de pacientes graves e de órgãos para trans

Gestão Marcos Rocha realiza obra de ampliação do Hospital Regional de São Francisco do Guaporé

Gestão Marcos Rocha realiza obra de ampliação do Hospital Regional de São Francisco do Guaporé

Em São Francisco do Guaporé, a ampliação do Hospital Regional com um novo bloco para pronto-socorro e ambulatórios representa um avanço na oferta de

Domingo de fiscalização do TCE revela falhas estruturais e operacionais graves em unidades de saúde de Porto Velho

Domingo de fiscalização do TCE revela falhas estruturais e operacionais graves em unidades de saúde de Porto Velho

Uma nova rodada de fiscalizações foi realizada neste domingo (7/6), pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), em unidades de saúde est

Gente de Opinião Sexta-feira, 11 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)