Quarta-feira, 5 de julho de 2023 - 15h25

A ministra
da Saúde, Nísia Trindade, disse nesta quarta-feira (5) que o governo vai pagar
o piso nacional da enfermagem, com retroativo desde maio. O anúncio foi feito
durante a 17ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília.
“O governo
federal trabalha para a implementação do piso da enfermagem. Vamos
implementá-lo no setor público tal como a decisão do Supremo Tribunal Federal
[STF], garantindo as nove parcelas previstas para 2023.”
Durante
discurso no evento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou o
pagamento retroativo a maio, mês em que o ministro do STF Luís Roberto Barroso
estabeleceu regras para o pagamento do piso aos profissionais que trabalham no
sistema de saúde de estados e municípios nos limites dos valores recebidos pelo
governo federal.
Lula
argumentou que o trabalho da enfermagem não pode ser considerado menor. “Tem
gente que acha que o salário de uma enfermeira de R$ 4 mil e pouco é caro”,
disse. “Mas é preciso que a gente avalie efetivamente o valor do trabalho por
aquilo que ele representa na nossa vida. Quem leva as pessoas para tomar banho,
quem vai limpar as pessoas, quem dá comida, quem aplica injeção, quem mede a
pressão, quem leva ao banheiro é exatamente o pessoal de baixo, que trabalha. E,
por isso, esse pessoal tem que ser valorizado”, acrescentou.
Em
entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom dia, Ministra, a
ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou que algumas falhas
no texto da lei atrasaram o repasse do valor para estados e municípios, mas que
isso será resolvido.
Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Nova vacina contra pneumonia chega ao SUS e amplia proteção infantil
Uma doença que ainda provoca internações e pode ter consequências graves, principalmente entre crianças pequenas e idosos, agora ganha um importante r

Unidades de pronto atendimento de Porto Velho ficam vazias durante jogo do Brasil
Historicamente considerado um período que exige atenção redobrada dos serviços de urgência e emergência, os dias de jogos da Copa do Mundo têm apres

Transformar momentos delicados em lembranças repletas de amor e esperança. Com esse propósito, o governo de Rondônia lançou o projeto “Amor em Fotos

O governo de Rondônia, por meio do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Conepod), em parceria com uma Instituição de Ensino Superio
Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)