Porto Velho (RO) domingo, 19 de setembro de 2021
×
Gente de Opinião

Saúde

Governo de Rondônia inicia cirurgias de catarata e pterígio através do projeto “Enxergar”, em Cacoal


Desde o 2º semestre de 2019, quando começou o projeto, já foram realizadas mais de cinco mil cirurgias em Rondônia - Gente de Opinião
Desde o 2º semestre de 2019, quando começou o projeto, já foram realizadas mais de cinco mil cirurgias em Rondônia

Com o intuito de zerar a fila de espera por cirurgias de catarata e pterígios (carne crescida nos olhos) em todo o Estado, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), iniciou nesta segunda-feira (13) no município de Cacoal o projeto “Enxergar”. A previsão é realizar 1.245 procedimentos entre cirurgias de cataratas e pterígios, que serão sem custo à população. 

A ação acontece em Cacoal, mas contempla Jaru; Pimenta Bueno; Espigão do Oeste; Parecis; Primavera; Rolim de Moura; Santa Luzia d’Oeste; Novo Horizonte; Alto Alegre dos Parecis; Alta Floresta d’Oeste; Pimenteiras; Colorado; Corumbiara; Cabixi; Cerejeiras e Vilhena. 

O secretário da Saúde, Fernando Máximo, salienta a importância do projeto para a população que aguarda na fila. “Desde o segundo semestre de 2019, quando começou o projeto, já foram realizadas mais de cinco mil cirurgias em todo Estado. A nossa meta é tratar todos que sofrem com catarata e pterígios, para assim voltarem a enxergar”.  

Quem necessita de consulta oftalmológica, deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima, solicitar a avaliação com o médico e aguardar o setor de regulação entrar em contato para buscar a guia autorizada e encaminhá-lo para Cacoal.

Mais Sobre Saúde

Coren Rondônia repudia demissão em massa de profissionais emergenciais do Estado

Coren Rondônia repudia demissão em massa de profissionais emergenciais do Estado

Os profissionais da Enfermagem estadual foram surpreendidos no final da tarde desta terça-feira (14) com a publicação de uma listagem com os nomes p