Porto Velho (RO) quarta-feira, 24 de junho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Saúde

Governador Marcos Rocha anuncia pagamento da 1ª parcela de investimento para zerar fila de espera por cirurgias eletivas

Mais de R$ 40 milhões foram destinados ao projeto, que está sendo realizado em parceria com os municípios


Governador Marcos Rocha anuncia pagamento da 1ª parcela de investimento para zerar fila de espera por cirurgias eletivas - Gente de Opinião

O Governador Marcos Rocha esteve reunido com os prefeitos do cone sul de Rondônia na tarde desta quinta-feira, 24, e durante o encontro, confirmou aos prefeitos que a primeira parcela do repasse referente ao projeto "Compartilhando Saúde" já foi depositada nas contas das prefeituras. São mais de R$ 40 milhões que o Governador reservou para zerar as filas de espera por cirurgias eletivas, cujo aumento se deu em decorrência da pandemia causada pelo coronavírus.

O "Compartilhando Saúde" é co-irmão do "Governo Itinerante", pois foi anunciado pelo Governador de Rondônia na primeira edição do Governo Itinerante. De acordo com Marcos Rocha, a primeira parcela do repasse já está em conta e as outras duas que completam o investimento serão repassadas ainda em 2023, notadamente nos meses de agosto e outubro. O Governador explicou que 33% do total já foi encaminhado aos Fundos Municipais de Saúde e os dois próximos repasses serão de 33% e 34%.

Durante o encontro com os prefeitos do cone sul, o titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) Jefferson Rocha também esteve presente e explicou os detalhes técnicos para a execução correta do programa. Segundo ele, os municípios deverão executar pelo menos 90% de todo projeto até o final de dezembro. "Estamos garantindo incremento maior nas contas das prefeituras para investimento em saúde. A contrapartida dos municípios é entregar resultados de forma dinâmica, de modo que a população seja de fato beneficiada e que tenham acesso aos atendimentos que precisam", pontuou o secretário.

Fazendo um sobrevoo sobre sa ações do Governo na saúde pública, o Governador Marcos Rocha destacou que são mais de R$ 40 milhões destinados ao "Compartilhando Saúde". "Nossa meta é zerar as filas de espera por cirurgias eletivas. Por conta da pandemia, o Estado foi obrigado a suspender as cirurgias e agora estamos voltando com força total. Em parceria com os municípios e com os deputados estaduais, vamos levar a solução para as pessoas o mais próximo possível de suas casas", comentou o Governador.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nova vacina contra pneumonia chega ao SUS e amplia proteção infantil

Nova vacina contra pneumonia chega ao SUS e amplia proteção infantil

Uma doença que ainda provoca internações e pode ter consequências graves, principalmente entre crianças pequenas e idosos, agora ganha um importante r

Unidades de pronto atendimento de Porto Velho ficam vazias durante jogo do Brasil

Unidades de pronto atendimento de Porto Velho ficam vazias durante jogo do Brasil

Historicamente considerado um período que exige atenção redobrada dos serviços de urgência e emergência, os dias de jogos da Copa do Mundo têm apres

Hospital de Base inicia projeto “Amor em Fotos” e recém-nascidos internados recebem ensaios fotográficos afetivos

Hospital de Base inicia projeto “Amor em Fotos” e recém-nascidos internados recebem ensaios fotográficos afetivos

Transformar momentos delicados em lembranças repletas de amor e esperança. Com esse propósito, o governo de Rondônia lançou o projeto “Amor em Fotos

Projeto “Sorriso que Transforma” leva atendimento odontológico às Comunidades Terapêuticas em Porto Velho

Projeto “Sorriso que Transforma” leva atendimento odontológico às Comunidades Terapêuticas em Porto Velho

O governo de Rondônia, por meio do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Conepod), em parceria com uma Instituição de Ensino Superio

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)