Quinta-feira, 26 de abril de 2012 - 20h01
A Central Estadual de Transplante de Rondônia (Cetro) realizará nos dias 4 e 5 de maio o III Fórum de Doação e Transplantes de Órgãos de Rondônia e o I Encontro Regional Norte de Centrais Estaduais de Transplante. Os eventos, que têm por objetivo consolidar a equipe de doação de órgãos e implementação de medidas para apoio a pacientes transplantados que moram no Estado, acontecerão no auditório do Senac. No cronograma de atividades estão previsto ainda oficinas sobre morte encefálica, entrevista familiar para doação e doação de órgãos.
Em sua terceira edição, o Fórum é voltado para estudantes e profissionais da área de saúde, principalmente os que atuam em urgências e UTI’s. Já o Encontro Regional possui a função de reunir agentes para a formulação de políticas e contará com a participação de representantes de todos os estados da região norte, mais Sistema Nacional de Transplante e Associação Brasileira de Transplante de Órgãos.
Central de Transplante
Criado em 2006, o Cetro iniciou suas atividades com o envio de pacientes para outros estados. Em 2011, além do envio foram tomadas medidas iniciais para a realização dos procedimentos com a formação de equipe multiprofissional. No começo deste ano as primeiras providências como avaliação de potenciais doadores, entrevistas com as famílias e trâmites para a retirada e distribuição de órgãos já eram rotina.
Até o momento o Centro realizou a avaliação de 30 potenciais doadores e seis doações foram efetivadas. Outras importantes conquistas são o programa de assistência médica e farmacêutica para os cerca de duzentos pacientes transplantados no estado e o início das atividades do Banco de Olhos, prevista para até o fim do ano.
De acordo com Alessandro Prudente, coordenador do Cetro, Rondônia se encontra atrasada em relação ao sistema de doação no país. “Para que haja disponibilidade é necessário uma série de fatores”, explica. Ele elenca a implementação do Sistema de Doação, processo pelo qual o estado atravessa, capacitação dos profissionais com credenciamento da equipe junto ao Ministério da Saúde, estruturação das unidades e acesso aos medicamentos específicos como os principais passos a serem dados. “São providências que estamos adotando, já com perspectiva de criação de comissões que atuarão no interior”, afirma o médico.
Interessados em participar do III Fórum de Doação e Transplante de Órgãos de Rondônia e do I Encontro regional Norte de Centrais Estaduais de Transplante poderão realizar suas inscrições gratuitamente através do site www.sesau.ro.gov.br e informações podem ser obtidas nos telefones 3216-5747/3216-5738.
Fonte: Decom
Corujão da Saúde oferece atendimento noturno e desafoga unidades de emergência
Com os atendimentos em horário estendido, oferecido pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde, o Corujão da Saúde acont
Transporte aeromédico do governo de Rondônia ajuda a salvar vidas de pacientes graves
O governo de Rondônia intensifica frentes de trabalho para salvar vidas, através do transporte aeromédico de pacientes graves e de órgãos para trans
Gestão Marcos Rocha realiza obra de ampliação do Hospital Regional de São Francisco do Guaporé
Em São Francisco do Guaporé, a ampliação do Hospital Regional com um novo bloco para pronto-socorro e ambulatórios representa um avanço na oferta de
Uma nova rodada de fiscalizações foi realizada neste domingo (7/6), pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), em unidades de saúde est