Terça-feira, 16 de agosto de 2011 - 12h39
Renata Giraldi
Agência Brasil
Brasília – O período de seca obriga que todos redobrem as atenções para evitar a desidratação e o mal-estar. Os sintomas da desidratação variam de leve e moderada a grave. Dores de cabeça, náuseas, vômitos, diarreia, boca e língua ressecadas, fraqueza e febre são os sinais mais frequentes.
O clínico-geral Ernesto Gil Buchillón disse à Agência Brasil que os casos de desidratação se tornam mais graves quando há desmaios, tonturas, câimbras e mal-estar. Segundo o médico, em situações assim a pessoa deve ter as têmporas, a face e as narinas umidecidas e ser levada para um médico ou agente de saúde.
“Em geral, bebês, crianças e idosos são mais suscetíveis aos problemas causados pelas temperaturas elevadas e a baixa umidade relativa do ar”, disse o médico. “Para evitar quaisquer dificuldades, o ideal é tentar manter-se hidratado e umidecer os ambientes".
Apesar da baixa umidade e das elevadas temperaturas, é possível evitar esses sintomas. O ideal é ingerir bastante líquido, fazer refeições leves, como frutas e verduras, escapar do ar condicionado e dos banhos longos com água quente.
Atletas e pessoas que trabalham nas ruas devem tentar fugir das atividades ao ar livre ou exposição ao sol, de 10h às 17h. O recomendado é manter os ambientes úmidos com vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água.
Nas escolas, os professores são orientados a perguntar com frequência se o aluno está com vontade de tomar água, assim como devem estar atentos aos estudantes com ânimo abatido ou queda rápida de rendimento. As salas de aula devem ser mantidas com a máxima ventilação.
Transporte aeromédico do governo de Rondônia ajuda a salvar vidas de pacientes graves
O governo de Rondônia intensifica frentes de trabalho para salvar vidas, através do transporte aeromédico de pacientes graves e de órgãos para trans
Gestão Marcos Rocha realiza obra de ampliação do Hospital Regional de São Francisco do Guaporé
Em São Francisco do Guaporé, a ampliação do Hospital Regional com um novo bloco para pronto-socorro e ambulatórios representa um avanço na oferta de
Uma nova rodada de fiscalizações foi realizada neste domingo (7/6), pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), em unidades de saúde est
Avanços na Saúde: governador Marcos Rocha entrega UTI e amplia serviços no Hospital de Guajará-Mirim
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, inaugurou neste sábado (5) três novos serviços no Hospital Regional de Guajará-Mirim, Dr. Júlio Perez Antelo