Terça-feira, 7 de junho de 2011 - 11h21
Após recente visita ao Acre, onde conheceu hospitais e o sistema de Saúde local, o conselheiro federal e diretor-tesoureiro do Conselho Federal de Medicina (CFM), José Hiran Gallo, fez comparação entre a política de saúde dos governos acreano e o rondoniense e concluiu que, em Rondônia, a Saúde padece por falta de gestão.
Ao participar do Encontro Norte e Centro Oeste dos Conselhos Regionais de Medicina, no último dia 26, no Acre, Gallo conheceu e elogiou o sistema de saúde acreano, afirmando que o Estado é uma vitrine de como se faz Saúde no Brasil. O comentário do médico foi reafirmado pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que também esteve presente ao encontro.
“Fiquei surpreso com a situação da saúde pública do Acre. A classe médica é motivada e o governador Tião Viana, que também é médico, mostra que está ao lado da população”, observa Hiran Gallo. Segundo ele, quando o gestor público tem boas propostas, é possível fazer uma administração limpa, honesta e transparente.
“Nos meus 30 anos de medicina, o que percebo é que, em Rondônia, faltam planejamento e gestores capacitados, que tenham compromisso com a Saúde Pública”, reitera.
Numa análise à gestão do atual governo do Estado, Hiran Gallo afirmou que tem esperanças de que venham as melhorias prometidas, mas não escondeu sua decepção. “Já se passaram quase seis meses e a situação da saúde continua igual”. O conselheiro do CFM criticou ainda a forma como o executivo estadual exonerou o secretário de Saúde Alexandre Muller. “Soube que foi pelo blog. Se realmente foi assim, essa troca de secretários foi desrespeitosa e desmoralizadora”, asseverou.
Por outro lado, o médico tem expectativa de que o novo secretário, Orlando Ramires, que, segundo Hiran Gallo, é pessoa experiente, faça um planejamento que possibilite melhorias reais à saúde. “Primeiro temos que visitar centros que deram certo, como o Acre. Depois é traçar um plano de gestão, se não, não se faz nada”, declara.
Fonte: Cremero
Transporte aeromédico do governo de Rondônia ajuda a salvar vidas de pacientes graves
O governo de Rondônia intensifica frentes de trabalho para salvar vidas, através do transporte aeromédico de pacientes graves e de órgãos para trans
Gestão Marcos Rocha realiza obra de ampliação do Hospital Regional de São Francisco do Guaporé
Em São Francisco do Guaporé, a ampliação do Hospital Regional com um novo bloco para pronto-socorro e ambulatórios representa um avanço na oferta de
Uma nova rodada de fiscalizações foi realizada neste domingo (7/6), pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), em unidades de saúde est
Avanços na Saúde: governador Marcos Rocha entrega UTI e amplia serviços no Hospital de Guajará-Mirim
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, inaugurou neste sábado (5) três novos serviços no Hospital Regional de Guajará-Mirim, Dr. Júlio Perez Antelo