Porto Velho (RO) quarta-feira, 1 de julho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Saúde

Cremero se reúne com Semusa para tratar de portaria sobre isolamento domiciliar


Cremero se reúne com Semusa para tratar de portaria sobre isolamento domiciliar  - Gente de Opinião

A manhã desta segunda-feira (31) começou com uma agenda de reunião entre a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa) e Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero). O assunto em pauta foi sobre a emissão de Notificação de Isolamento Domiciliar, em virtude da positividade do exame Teste Rápido de Antígeno (TR-Ag), pelas Unidades de Saúde do município de Porto Velho, como medida de prevenção sanitária, publicada em portaria Nº 25/2022 pela secretaria.

De acordo com a presidente do Conselho, Dra. Ellen Santiago, na portaria inicial orientava a permissão de saída do isolamento para a busca de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) apenas em casos de agravamento de quadro. “Entre as ressalvas, pedimos que fosse inserido que ‘a qualquer momento’, independente do agravamento, o paciente pudesse se dirigir às UBSs. A orientação entra em consonância com a determinação do Ministério da Saúde e é importante deixar claro a acessibilidade de toda população ao ver seus sintomas”, afirmou.

Aceitas as recomendações do Conselho, a secretária adjunta Dra. Marilene Penatti destacou que a medida de Implantação da Notificação de Isolamento objetiva a separação de pessoas em quadro de positividade através do resultado do teste rápido, de maneira a evitar a propagação da contaminação pelas variantes do COVID-19. “A medida de isolamento será de 7 (sete) dias a contar da data de início do sintoma e a notificação de Isolamento Domiciliar terá validade em todo território de Porto Velho”, ressaltou a secretária.

Diante da portaria interministerial firmada pelo Ministério Público do Trabalho e Ministério da Saúde, esta notificação, que deve ser acompanhada obrigatoriamente do exame Teste Rápido de Antígeno (TR-Ag) quando positivo, deve ser aceita pelo empregador. “Só é importante reforçar que esta notificação não se trata de um atestado médico, sendo este emitido apenas por profissional habilitado com CRM, mesmo cumprindo a permissão de dispensa do colaborador”, finalizou a presidente do Cremero.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

ASSDACO chega a Chupinguaia no sábado (04) para mais uma Campanha de prevenção ao câncer

ASSDACO chega a Chupinguaia no sábado (04) para mais uma Campanha de prevenção ao câncer

A população de Chupinguaia terá acesso a mais uma importante ação de saúde e prevenção no próximo dia 4 de julho, das 7h30 às 11h30, na escola Irmãs

Copa do Mundo exige atenção redobrada para prevenir doenças infecciosas durante viagens

Copa do Mundo exige atenção redobrada para prevenir doenças infecciosas durante viagens

Com a Copa do Mundo de 2026, muitos brasileiros planejaram a viagem para acompanhar os jogos nos Estados Unidos, Canadá e México. Além da compra de

Mobilização conjunta incentiva doação de sangue; ação acontece dias 15 e 16 de julho, em Porto Velho

Mobilização conjunta incentiva doação de sangue; ação acontece dias 15 e 16 de julho, em Porto Velho

Com o intuito de fortalecer os estoques de sangue e incentivar a solidariedade entre os servidores e a população, a Procuradoria-Geral do Estado (PG

Durante jogo do Brasil, UPAs e Policlínica de Porto Velho registram baixa demanda

Durante jogo do Brasil, UPAs e Policlínica de Porto Velho registram baixa demanda

Enquanto milhões de brasileiros acompanhavam a partida da Seleção Brasileira pela segunda rodada da Copa do Mundo FIFA 2026, nesta quarta-feira (24)

Gente de Opinião Quarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)