Porto Velho (RO) quarta-feira, 9 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Saúde

Cremero: curso de imunização para médicos e acadêmicos


 
Assuntos voltados à atenção primária a saúde, como bases imunológicas em vacinação e tipos de vacinas, serão temas do Curso de Imunização – SBIM que será realizado nos próximos dias 20 e 21, em Porto Velho, pelo Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero). Cremero: curso de imunização para médicos e acadêmicos  - Gente de Opinião

Com apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Imunizações (SBIM), o Cremero pretende reunir médicos de todo Estado e acadêmicos dos 5º e 6º anos dos cursos de medicina para um amplo debate sobre o tema.

A presidente do Cremero, Maria do Carmo Wanssa, adianta que a atenção primária em saúde vem ocupando um importante espaço na organização dos serviços de saúde no Brasil. Nesse sentido, segundo ela, “é essencial que os médicos tenham subsídios teóricos e práticos para a atuação neste nível de atenção à saúde”.

“Preparar profissionais com competências e habilidades necessárias para a atuação em imunização é um ato de responsabilidade social. O cidadão, enquanto paciente, precisa que os profissionais médicos estejam aptos para as necessidades vigentes nos tempos atuais”, reitera.

Para palestrar durante o curso, o Cremero está trazendo a Porto Velho a vice-presidente da SBIM, Isabella Ballalai; o professor de infectologia da Universidade Federal da Bahia, Jacy Andrade; a infectologista do Hospital Emílio Ribas (SP), Marina Matsumoto: a enfermeira Miriam Moura, do Centro de Vigilância Epidemiológica de São Paulo, e o pediatra Silas Rosa.

As inscrições para o curso são gratuitas e podem ser feitas até o dia 16 pelo telefone 3217-0509, em horário comercial.

 


Temas

No curso, os palestrantes iniciarão os discursos com um apanhado histórico da imunização. Nesse quesito serão destaques as bases imunológicas em vacinação, com noções de imunologia, imunização – ativa e passiva, memória imunológica, tipos de vacinas e mecanismos de ação, composição das vacinas, novas e futuras vicias e combinações e associações.

Outro tema do curso é sobre calendários disponíveis e suas diferenças. Nesse ponto as questões discutidas são a parceria público e privado, a proteção individual e coletiva, a maleabilidade dos calendários e aspectos gerais.

Doenças e vacinas e práticas em vacinação são os outros dois temas do curso.

Fonte: Ascom / Cremero
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 9 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Transporte aeromédico do governo de Rondônia ajuda a salvar vidas de pacientes graves

Transporte aeromédico do governo de Rondônia ajuda a salvar vidas de pacientes graves

O governo de Rondônia intensifica frentes de trabalho para salvar vidas, através do transporte aeromédico de pacientes graves e de órgãos para trans

Gestão Marcos Rocha realiza obra de ampliação do Hospital Regional de São Francisco do Guaporé

Gestão Marcos Rocha realiza obra de ampliação do Hospital Regional de São Francisco do Guaporé

Em São Francisco do Guaporé, a ampliação do Hospital Regional com um novo bloco para pronto-socorro e ambulatórios representa um avanço na oferta de

Domingo de fiscalização do TCE revela falhas estruturais e operacionais graves em unidades de saúde de Porto Velho

Domingo de fiscalização do TCE revela falhas estruturais e operacionais graves em unidades de saúde de Porto Velho

Uma nova rodada de fiscalizações foi realizada neste domingo (7/6), pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), em unidades de saúde est

Avanços na Saúde: governador Marcos Rocha entrega UTI e amplia serviços no Hospital de Guajará-Mirim

Avanços na Saúde: governador Marcos Rocha entrega UTI e amplia serviços no Hospital de Guajará-Mirim

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, inaugurou neste sábado (5) três novos serviços no Hospital Regional de Guajará-Mirim, Dr. Júlio Perez Antelo

Gente de Opinião Quarta-feira, 9 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)