Quinta-feira, 19 de maio de 2011 - 11h48
A Coordenação Municipal de Controle do Tabagismo, ligada à Divisão de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), vai promover diversas ações no final deste mês, em referência ao Dia Nacional de Combate ao Tabagismo, comemorado mundialmente em 31 de maio. O objetivo é sensibilizar as pessoas sobre os malefícios causados à saúde em decorrência do consumo de cigarros. As atividades têm o apoio da Coordenação Estadual de Controle do Tabagismo.
No domingo, dia 29, haverá um passeio ciclístico, organizado pela Polícia Comunitária, na Zona Sul de Porto Velho. A concentração começa às 15h, na Praça Campos Sales, próximo ao hospital João Paulo II. Os participantes receberão água mineral antes e durante o percurso.
Na segunda feira, dia 30, haverá palestras de esclarecimento sobre a necessidade de se cessar o tabagismo, no auditório do Hospital de Base Ary Pinheiro. Também estarão sendo distribuídos pela cidade materiais como panfletos explicativos, com informações sobre o tabagismo ativo e passivo.
Na terça feira, dia 31, agentes de saúde estarão durante o período da manhã prestando orientações à comunidade, numa tenda que será montada na esquina da avenida Jorge Teixeira com Calama, próximo ao clube Botafogo. Técnicos da Secretaria da Saúde vão esclarecer dúvidas sobre o tabagismo e dar informações sobre o tratamento oferecido pela rede municipal, no Caps AD.
A campanha de combate ao tabagismo segue as orientações do Ministério da Saúde, que mantém a Política Nacional de Controle do Tabagismo, que sugere a inclusão de planos de ações nos gestores municipais. “É a oportunidade que se tem para que todos reflitam sobre o consumo de tabaco em nossa cidade, e a forma que podemos nos envolver na política de controle do tabagismo enquanto profissional de saúde ou mesmo enquanto cidadão com responsabilidade social”, explicou a coordenadora do Programa de Combate ao Tabagismo e enfermeira assistencialista do Caps AD, Suziane Vasconcelos.
Fonte: Róbinson Gambôa
Transporte aeromédico do governo de Rondônia ajuda a salvar vidas de pacientes graves
O governo de Rondônia intensifica frentes de trabalho para salvar vidas, através do transporte aeromédico de pacientes graves e de órgãos para trans
Gestão Marcos Rocha realiza obra de ampliação do Hospital Regional de São Francisco do Guaporé
Em São Francisco do Guaporé, a ampliação do Hospital Regional com um novo bloco para pronto-socorro e ambulatórios representa um avanço na oferta de
Uma nova rodada de fiscalizações foi realizada neste domingo (7/6), pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), em unidades de saúde est
Avanços na Saúde: governador Marcos Rocha entrega UTI e amplia serviços no Hospital de Guajará-Mirim
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, inaugurou neste sábado (5) três novos serviços no Hospital Regional de Guajará-Mirim, Dr. Júlio Perez Antelo