Porto Velho (RO) sábado, 4 de julho de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Saúde

Colaboração para a Ciência


Foto: Internet - Gente de Opinião
Foto: Internet

Com menos de um ano cientistas desenvolveram a vacina contra a Covid e com mais de cinco ainda não sabem ao certo o que causou o surto de microcefalia no Brasil em 2015. As pesquisas que encontram relação entre o Zika vírus e a microcefalia são inúmeras, no entanto insuficientes para comprovar tal teoria. Portanto continua a pergunta: O que causou o surto de microcefalia no Brasil em 2015?  

 

A ciência deve buscar a verdade e não aceitar pesquisas direcionadas para atender a interesses individuais. No lugar de se promover eventos e financiar pesquisas para descobrir a causa do surto de microcefalia, direcionaram as pesquisas financiando e promovendo eventos sobre o Zika vírus.  

 

Canalizaram as pesquisas para o vírus, por isso as temos em grande quantidade. Mas onde estão as pesquisas para descobrir a causa do surto de microcefalia no Brasil em 2015? Se não foi o Zika vírus, qual foi a causa? Se foi o Zika, onde estão as pesquisas que comprovam essa teoria?  

 

Alguns cientistas acreditam que "quando existem muitas pesquisas sobre um determinado tema, isso já se torna uma verdade indiscutível". Ou seja, se prendem a quantidade sem considerar a qualidade das pesquisas. Talvez por isso tenham direcionado as pesquisas para o Zika Vírus. Para desviar da causa e ocultar a verdade.  

 

Esse mês (jun/21) houve manifestação a favor da ciência. Uma das notícias desse evento informa sobre os cortes na ciência promovido pelo atual presidente. Mas de que ciência estamos falando? A que busca a verdade ou a que tenta esconder? Qual o resultado das pesquisas sobre a causa desse surto de microcefalia? A verdadeira ciência precisa ser defendida e desenvolvida, assim como a falsa precisa ser combatida e detida.       

 

Em 2014, meses antes de começar a nascer crianças com microcefalia o ministério da saúde incluiu uma vacina no calendário das gestantes contra a coqueluche. Porque as pesquisas não consideram a hipótese de ter sido essa vacina quando aplicada nos primeiros meses de gestação? Existe interesse em se descobrir a real causa desse surto de microcefalia? Ou colocaram interesses individuais a cima da ciência?  

 

Acredito que, tanto quanto o conhecimento, os cientistas precisam de valores como honestidade e responsabilidade para desenvolverem a verdadeira ciência. Vamos procurar a causa do surto que deixou no Brasil mais de 3.000 crianças com microcefalia em 2015, fora o número de mortos. Que os pesquisadores divulguem seus trabalhos, já que houve tempo e recursos para essas pesquisas. Penso que assim também colaboramos com a ciência, buscando e divulgando a verdade.  

Gente de OpiniãoSábado, 4 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ingerência no João Paulo II deixa Porto Velho sem atendimento do SAMU

Ingerência no João Paulo II deixa Porto Velho sem atendimento do SAMU

Essencial para salvar a vida dos cidadãos porto-velhenses nos momentos de maior necessidade, por meio de um socorro rápido, o Serviço de Atendimento

ASSDACO apresenta Super Centro de Diagnóstico que oferecerá exames gratuitos à população

ASSDACO apresenta Super Centro de Diagnóstico que oferecerá exames gratuitos à população

Foi apresentado oficialmente à sociedade, nesta quinta-feira (02), o Super Centro de Diagnóstico da Associação Assistencial à Saúde São Daniel Combo

ASSDACO chega a Chupinguaia no sábado (04) para mais uma Campanha de prevenção ao câncer

ASSDACO chega a Chupinguaia no sábado (04) para mais uma Campanha de prevenção ao câncer

A população de Chupinguaia terá acesso a mais uma importante ação de saúde e prevenção no próximo dia 4 de julho, das 7h30 às 11h30, na escola Irmãs

Copa do Mundo exige atenção redobrada para prevenir doenças infecciosas durante viagens

Copa do Mundo exige atenção redobrada para prevenir doenças infecciosas durante viagens

Com a Copa do Mundo de 2026, muitos brasileiros planejaram a viagem para acompanhar os jogos nos Estados Unidos, Canadá e México. Além da compra de

Gente de Opinião Sábado, 4 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)