Porto Velho (RO) sábado, 5 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Saúde

Cantar é terapia complementar para pacientes de Alzheimer



Agência Brasil

Brasília - O estímulo ao canto tem trazido bons resultados para pacientes de Alzheimer em tratamento no Hospital Universitário de Brasília (HUB). Criado em 2005, o coral da unidade funciona como terapia complementar para os portadores da doença.

De acordo com o idealizador da proposta e presidente da Associação Mundial de Gerontologia e Geriatria, Renato Maia, a iniciativa tenta recuperar a memória, a alegria e o bem-estar dos pacientes.

"Não nos foi possível ainda comprovar isso através de testes científicos, mas familiares tem notado que os casos de pacientes que freqüentam o coral tem ficado mais estáveis, eles estão muito mais alegres e comparecem ao centro com mais disposição que antes", disse.

Para Maia, os encontros do coral são animados. O grupo, que conta com quase 30 pessoas, tem no repertório sambas, marchinhas de carnaval e músicas folclóricas. "As músicas escolhidas são geralmente fáceis e do passado. São aquelas que os pacientes tiveram mais oportunidade de ouvir e que tem maior possibilidade de recordar."

Além dos pacientes, os familiares são convidados a participar do coral. Segundo Maia, a integração entre parentes e portadores da doença é muito importante, pois melhora a qualidade de vida deles.

"Muitos pacientes com Alzheimer sequer conseguem cantar a letra da música corretamente. O familiar é quem auxilia e incentiva e essa forma de terapia visa também a contribuir para o bem-estar do familiar, que sofre muito com a pessoa que tem a doença", afirmou.

Os ensaios do coral ocorrem todas as terças-feiras, pela manhã, no corredor do primeiro andar do ambulatório do HUB. Além dos encontros regulares no hospital, o grupo também faz apresentações em diversos locais de Brasília. Já se apresentaram no Setor Comercial Sul, na Universidade de Brasília e em um shopping da cidade.

"A primeira apresentação que o coral fez foi num evento em que se comemorava os cem anos da descrição da doença de Alzheimer. Houve grande emoção. Vários médicos e vários profissionais chegaram a chorar ao ver pacientes cantando, muito alegres, rindo", disse.

Segundo ele, a terapia complementar não visa apenas descobrir a cura da doença, controlar a agressividade e melhorar a memória dos pacientes, mas também fazer com que os pacientes reencontrem a alegria de viver.

De acordo com a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz), o mal de Alzheimer é uma doença degenerativa do cérebro, que atinge, atualmente, entre 17 e 25 milhões de pessoas em todo o mundo. Esquecimento e confusão mental são os principais sintomas da doença. A causa ainda é desconhecida e não há cura. Entretanto, já existem drogas que atuam no cérebro tentando bloquear a evolução da doença.


 

Gente de OpiniãoSábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com atuação do TCE-RO, Hospital de Base passa por diversas reformas e oferece mais dignidade à população de Rondônia

Com atuação do TCE-RO, Hospital de Base passa por diversas reformas e oferece mais dignidade à população de Rondônia

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), conselheiro Wilber Coimbra, esteve nesta sexta-feira (4/7) no Hospital de Base Dr

Novo raio-x digital do Centro de Especialidades Médicas Dr. Rafael Vaz e Silva vai garantir mais agilidade nos atendimentos

Novo raio-x digital do Centro de Especialidades Médicas Dr. Rafael Vaz e Silva vai garantir mais agilidade nos atendimentos

A Prefeitura de Porto Velho entregou um moderno aparelho de raio-x digital para o Centro de Especialidades Médicas Dr. Rafael Vaz e Silva. A nova tecn

Governo Marcos Rocha inaugura UTI e novos serviços de atendimentos no Hospital Regional de Guajará-Mirim, neste sábado

Governo Marcos Rocha inaugura UTI e novos serviços de atendimentos no Hospital Regional de Guajará-Mirim, neste sábado

O Hospital Regional de Guajará-Mirim, inaugurado há poucos meses pelo governo de Rondônia, já recebe novos serviços visando fortalecer a estrutura d

Policlínica Rafael Vaz e Silva é reinaugurada com mais de dez especialidades médicas

Policlínica Rafael Vaz e Silva é reinaugurada com mais de dez especialidades médicas

Na manhã desta quinta-feira (3), o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, entregou a nova estrutura da Policlínica Rafael Vaz e Silva, que agora, além d

Gente de Opinião Sábado, 5 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)