Porto Velho (RO) sexta-feira, 11 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Saúde

Campanha Antirrábica: Prefeitura estima vacinar 60 mil cães


Noventa e oito postos de vacinação distribuídos pelos bairros da cidade serão utilizados pela Prefeitura de Porto Velho na Campanha Antirrábica que será realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). A estimativa é de que sejam imunizados cerca de 60 mil animais entre cães e gatos. Na última campanha realizada em 2010, foram imunizados 47 mil animais.

A campanha será deflagrada no dia 24 de março é devem ser mobilizados perto de 400 profissionais. A vacinação iniciará às 08h e está prevista para encerrar às 17h30. “É importante que os donos levem seus animais até o posto de vacinação mais próximo de sua casa porque, este ano, em hipótese alguma serão disponibilizadas doses para a vacinação ser feita em casa”, disse o médico veterinário, Bruno Gondim Sadeck, do Centro de Controle de Zoonoses, da Semusa.

O veterinário alertou ainda a população, para que os animais sejam conduzidos de forma segura. “Assim o dono e quem for aplicar a vacina não correrão riscos. E de preferência, que o animal seja levado por um adulto”, disse.

Desde o ano de 2007, não há casos de raiva registrados em animais na capital rondoniense. Em humanos, a doença não se manifesta, na capital, há quase 10 anos, no entanto, o veterinário do Centro de Zoonoses de Porto Velho considera de extrema importância a aplicação da vacina e convoca todas as pessoas que criam cães ou gatos a procurar os postos de para vacinar os animais domésticos.

“Apesar de há cerca de cinco anos não ter sido registrado nenhum caso de raiva canina no município, é importante que se esclareça que o vírus da doença circula na região, principalmente em morcegos e bovinos. Por isso é importante que o anima seja vacinado para que seja protegido. Além disso, há o intervalo de um ano que não se realiza a vacinação, por conta da campanha do ano passado que foi suspensa. A imunização tem validade de um ano. Então, os animais que foram imunizados no ano retrasado, precisam ser vacinados novamente”, explicou.

No ano passado, o Ministério da Saúde cancelou a Campanha de Vacinação Antirrábica em função de algumas mortes de animais provocadas pela vacina, ocorridas em vários Estados brasileiros. No entanto, o veterinário tranquiliza os donos dos animais com relação a vacina. Para a campanha deste ano foram fabricadas novas doses.

Fonte: Joel Elias

Gente de OpiniãoSexta-feira, 11 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Corujão da Saúde oferece atendimento noturno e desafoga unidades de emergência

Corujão da Saúde oferece atendimento noturno e desafoga unidades de emergência

Com os atendimentos em horário estendido, oferecido pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde, o Corujão da Saúde acont

Transporte aeromédico do governo de Rondônia ajuda a salvar vidas de pacientes graves

Transporte aeromédico do governo de Rondônia ajuda a salvar vidas de pacientes graves

O governo de Rondônia intensifica frentes de trabalho para salvar vidas, através do transporte aeromédico de pacientes graves e de órgãos para trans

Gestão Marcos Rocha realiza obra de ampliação do Hospital Regional de São Francisco do Guaporé

Gestão Marcos Rocha realiza obra de ampliação do Hospital Regional de São Francisco do Guaporé

Em São Francisco do Guaporé, a ampliação do Hospital Regional com um novo bloco para pronto-socorro e ambulatórios representa um avanço na oferta de

Domingo de fiscalização do TCE revela falhas estruturais e operacionais graves em unidades de saúde de Porto Velho

Domingo de fiscalização do TCE revela falhas estruturais e operacionais graves em unidades de saúde de Porto Velho

Uma nova rodada de fiscalizações foi realizada neste domingo (7/6), pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), em unidades de saúde est

Gente de Opinião Sexta-feira, 11 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)