Quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025 - 09h46
A nova rotina de atendimento noturno nas unidades de saúde Osvaldo Piana e Hamilton Gondim, que funciona todos os dias até meia-noite, está fazendo diferença para os moradores de Porto Velho. Em 20 dias de atividade, 1.023 atendimentos foram realizados, o que demonstra aprovação da população pelo serviço.
A medida, implantada pela Prefeitura de Porto Velho através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), busca reduzir a sobrecarga das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), onde a maioria dos pacientes apresenta casos de baixa complexidade. Além disso, busca atender aqueles que, devido a compromissos como o trabalho, não conseguem buscar ajuda durante o dia.
Um exemplo disso é o casal José Bezerra e Fátima Taís, que procuraram o atendimento noturno da unidade de saúde Osvaldo Piana em busca de ajuda para a pequena Ayla Manuela, de 3 anos. Ambos trabalham durante o dia e teriam que se ausentar para garantir o auxílio médico da filha.
“Esse horário alternativo é muito bom porque quem trabalha o dia todo não tem tempo de ir ao médico, e quando a necessidade aperta, precisa faltar ao trabalho. Nesse caso, eu e minha esposa viemos juntos trazer nossa filha, se fosse durante o dia isso não seria possível”, considerou José.
ATENDIMENTOS DO CORUJÃO
Os atendimentos noturnos nas duas unidades são realizados mediante demanda espontânea, ou seja, sem a necessidade de agendamento. As equipes estão preparadas para casos de baixa urgência, ou seja, equivalente aos pacientes classificados como "verdes" no protocolo de triagem das UPAs. São dores moderadas, pequenos ferimentos, vômitos e diarreia, corte com pouco sangramento, entorses, cólicas, entre outros.
Entre os serviços disponibilizados nas unidades durante o horário estendido estão consultas médicas e de enfermagem, dispensação de medicamentos e outros atendimentos essenciais da atenção básica.
Jaime Gazola, secretário da Semusa, destaca que a procura pelos serviços noturnos tem crescido, contribuindo para desafogar as UPAs. “Nosso objetivo é proporcionar mais conforto e agilidade ao usuário da saúde, para que a população não fique tanto tempo nas filas das UPAs”.
DIAS E HORÁRIOS DE ATENDIMENTOS
As duas unidades do ‘Corujão’ atendem todos os dias da semana, mas possuem horários diferenciados, sendo:
1. segunda a sexta-feira - 7h à meia-noite;
2. sábados, domingos e feriados - 18h à meia-noite.
As demais unidades básicas de saúde de Porto Velho atendem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, exceto nos feriados.
SERVIÇO APROVADO
A estagiária Deusilene Rodrigues encontrou na unidade Hamilton Gondim o auxílio que precisava para o filho Abraão, que apresentava episódios de vômito e febre. Antes, porém, procurou a UPA Leste, onde foi orientada a buscar atendimento na unidade Corujão. “Eu achei ótima essa opção. Fui muito bem atendida na unidade, já tive até retorno. A farmácia também fica aberta, a gente já sai com os remédios em mãos. Estou satisfeita”.
Quem também aprovou o atendimento do corujão foi a auxiliar de cozinha Fiama Cauani, moradora do bairro Nova Porto Velho. “Eu achei ótima essa opção, o atendimento aqui foi bem mais rápido do que nas UPAs. Eu cheguei, não esperei muito e já fui atendida, meu filho recebeu até medicação na veia”, contou.
Policlínica Rafael Vaz e Silva é reinaugurada com mais de dez especialidades médicas
Na manhã desta quinta-feira (3), o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, entregou a nova estrutura da Policlínica Rafael Vaz e Silva, que agora, além d
Hospital de Amor Amazônia recebe certificação de UTI Eficiente
A Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e a Epimed Solutions realizam, anualmente, a certificação que reconhece as Unidades de Terapia
Com foco na saúde, Marcos Rocha entrega Clínica de Neurologia totalmente reformada
O governador Marcos Rocha entregou a nova Clínica de Neurologia do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho. A reforma faz parte do trabalh
Gestão Marcos Rocha fortalece atendimentos em saúde com reforma do Cemetron
As ações desenvolvidas pelo governador Marcos Rocha, voltadas às reformas estruturais, aquisição de equipamentos e ampliação de unidades hospitalare