Porto Velho (RO) quinta-feira, 10 de julho de 2025
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Saúde

Alimentação errada e hipertensão – combinação perigosa


Pelo menos 82% da população brasileira consome gorduras saturadas acima da quantidade ideal, por dia, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ultrapassar a quantidade ideal de 7% de ingestão total diária pode significar um grande risco à saúde - segundo especialistas - uma vez que a probabilidade de causar entupimentos das artérias aumenta consideravelmente e pode levar ao colesterol alto, arterosclerose, doença coronária no coração e AVC.

As gorduras saturadas são encontradas em alimentos derivados de animais, comidas industrializadas e frituras. Enquanto que as gorduras não saturadas podem ser encontradas em azeite, peixe, nozes e outros alimentos que fazem bem a sáude e são necessários em à diéta saudável.

A hipertensão é uma das maiores causas de morte no Brasil. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, uma pessoa morre a cada dois minutos no país de eventos cardiovasculares, como o derrame, o infarto e o aneurisma. Para esclarecer sobre esse e outros temas relacionados à Hipertensão, começa hoje, 04 de Novembro de 2011, o 3º Simpósio de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS).

O encontro, que pretende reunir médicos, profissionais da área da saúde e estudantes, ocorre sexta-feira e sábado (04 e 05 de Novembro) de 8h30 às 12h e a tarde, das 14h às 18h, no auditório da Uniron, no Porto Velho Shopping. Ao final, acontecerá uma degustação de queijos e vinhos e apresentação de música ao vivo, para os participantes.“A hipertensão é uma doença muito prevalente na sociedade, e com a participação dos profissionais da saúde em reciclagens, o médico consegue levar ao paciente o conhecimento mais atualizado sobre o assunto, tornando-se assim, um multiplicador da informação”, explica o organizador e presidente do evento, o Cardiologista Dr. João Gemelli.

As palestras incluem temas como Conceito e quadro clínico de HAS; Diretrizes sobre HAS; Emergências Hipertensivas; Métodos de Imagem; Mudanças no Estilo de Vida; e outros, além de mesas redondas e conferências.

Para o palestrante de Brasília, Médico Radiologista Cardiovascular, Dr. Luiz Quaglia, com as novas tecnologias é possível detectar as pessoas com maiores riscos de eventos cardiovasculares e seus possíveis entupimentos. “A revolução que vem acontecendo no desenvolvimento de tecnologias para o diagnóstico, também é de suma importância para a melhoria nos tratamento”, afirma Quaglia. Hoje, Porto Velho e região têm a disposição uma avançada tecnologia para o diagnóstico não invasivo das artérias: a Tomografia Cardíaca do Daia Medicina Diagnóstica, uma realidade que proporciona um maior conforto aos pacientes.

A participação do Dr. Luiz Quaglia no evento é patrocinada pelo Daia, com o intuito de trazer ao Estado a chance de aumentar a participação em temas relevantes para o cenário da medicina diagnóstica e ao mesmo tempo contribuir para reforçar a importância da prevenção para saúde, mostrando também como as novas tecnologias podem ser aliadas neste processo.

O Daia realiza atendimentos particulares e através de convênios, com mais de mil exames em um só lugar. O agendamento de exames no Daia pode ser feito pela central de atendimento no telefone (69) 2182 0100, ou pelo site www.daiadiagnostica.com.br.

As inscrições para o evento podem ser feitas pelo telefone (69) 3224 2626. Mais informações pelo site www.clinicagemelli.com.br.

Fonte: Comunica

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 10 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Corujão da Saúde oferece atendimento noturno e desafoga unidades de emergência

Corujão da Saúde oferece atendimento noturno e desafoga unidades de emergência

Com os atendimentos em horário estendido, oferecido pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde, o Corujão da Saúde acont

Transporte aeromédico do governo de Rondônia ajuda a salvar vidas de pacientes graves

Transporte aeromédico do governo de Rondônia ajuda a salvar vidas de pacientes graves

O governo de Rondônia intensifica frentes de trabalho para salvar vidas, através do transporte aeromédico de pacientes graves e de órgãos para trans

Gestão Marcos Rocha realiza obra de ampliação do Hospital Regional de São Francisco do Guaporé

Gestão Marcos Rocha realiza obra de ampliação do Hospital Regional de São Francisco do Guaporé

Em São Francisco do Guaporé, a ampliação do Hospital Regional com um novo bloco para pronto-socorro e ambulatórios representa um avanço na oferta de

Domingo de fiscalização do TCE revela falhas estruturais e operacionais graves em unidades de saúde de Porto Velho

Domingo de fiscalização do TCE revela falhas estruturais e operacionais graves em unidades de saúde de Porto Velho

Uma nova rodada de fiscalizações foi realizada neste domingo (7/6), pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), em unidades de saúde est

Gente de Opinião Quinta-feira, 10 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)