Segunda-feira, 5 de outubro de 2020 - 11h15
Consideradas como
pontos estratégicos para o setor produtivo dos estados do Norte, principalmente
para Rondônia, a recuperação da BR-319, e a duplicação da BR-364 foram citadas
pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas durante sua visita ao Estado
para vistoriar as obras da ponte do Abunã, que faz a ligação entre Rondônia e o
Acre, que deve ser concluída até o próximo mês de dezembro.
O presidente da
Federação das Indústrias de Rondônia (FIERO) Marcelo Thomé, acredita que a
conclusão deste pacote de melhorias e obras, deixa a capital Porto Velho numa
situação privilegiada pois se consolidará como promissor entreposto para escoar
a produção não só de Rondônia, mas como do estado do Mato Grosso, seja pela via
fluvial ou rodoviário, para Manaus-AM, Rio Branco-AC, e para os países andinos,
fortalecendo a economia local.
Já o presidente da
Federação das Indústrias do Acre (FIEAC), José Adriano disse que o estado se
integra ao restante do Brasil definitivamente, e em termos de novos
investimentos, era o que o precisava para gerar novos empregos e renda. “Além
disto, ganharemos em tempo e acreditamos em custos menores com o transporte”,
afirmou.
Com relação a BR-319,
Tarcísio de Freitas explicou que o impasse junto ao Ministério Público Federal
(MPF), está superado e que a recuperação da rodovia compreende duas etapas: a
pavimentação do quilômetro 198 até o quilômetro 250. “Para este trecho temos um
Termo de Ajustamento de Conduta válido e foi realizado um projeto de engenharia
que preserva o meio ambiente, com recuperação de áreas degradas, travessias de
fauna, que vai proteger o seu entorno”, explicou.
Já a segunda etapa
que compreende o trecho do meio, o ministro informou que já foi entregue o
estudo de impacto ambiental ao IBAMA. “Aguardamos essa liberação, que acredito
que virá, pois o documento está amplamente embasado tecnicamente, para em
seguida contratar a pavimentação, lembrando que este trecho está protegido por
unidade de conservação, portanto temos a confiança de fazer essa obra com
responsabilidade e torna-la um exemplo de desenvolvimento sustentável”,
garantiu.
Duplicação da BR-364
De acordo com o
ministro da infraestrutura, a duplicação da BR-364 entre os estados do Mato
Grosso e Rondônia, está em estudo, para se concretizar por meio de concessão.
“Fizemos um contrato com o BNDES que está estruturando esta concessão, que terá
um investimento de R$ 8 bilhões. Sabemos que é uma rodovia exaurida e que
precisa de uma intervenção estrutural. Ela é um eixo importante e vamos vir com
investimentos pesados para a região”, ressaltou o ministro.
Presidente da
comissão de infraestrutura no Senado, o senador Marcos Rogério (DEM-RO) disse
que chegou a vez do Norte do Brasil se tornar protagonista, uma vez que
Rondônia deve se tornar um hub logístico. “Já fazemos parte de
um corredor econômico e vamos nos fortalecer muito mais com esse pacote de obras
que o governo federal tem realizado na Região”.
Citou também que como
relator da comissão de infraestrutura, permite cuidar além do campo da
infraestrutura rodoviária, também trabalhar temas estruturantes para o setor
elétrico e telecomunicações. “Portanto Rondônia vive um bom momento na produção
e sobretudo nessa nova ordem logística”, destacou o senador.
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